quinta-feira, 29 de abril de 2010

SEM ESSA DE GOSTAR DE TODO MUNDO

- Eu NÃO GOSTO DE VOCÊ ! Eu ACEITO VOCÊ !

Este diálogo eu ouví uma vez, entre duas crianças que eram irmãs, a mais velha falando para a mais nova, que era fruto de um caso extraconjugal que tinha resultado em separação. Pode ser um tanto cruel para duas crianças, mas era verdadeiro. A menina mais velha, que tinha uns 09 anos não conseguia gostar da irmãzinha, cuja existencia era a prova viva da traição e do abandono do pai a mãe dela.

Imaginei uma sessão de terapia em que a psicóloga conversasse com a menina :

- Tudo bem, você não é obrigada a gostar da sua irmã....Você tem que ACEITAR a sua irmã, já que seus pais já se separaram e não existe mais a chance deles voltarem.

Muitas vezes na vida a gente se obriga a "gostar" de algumas pessoas que não tem nada a ver com a gente. Eu por exemplo, vivia dando desculpas para dizer que eu gostava de alguém , quando na verdade, queria ver a criatura longe de mim.

-Tadinha, ela não teve educação na infância....

- Coitado, ele não teve uma orientação....

Era minha voz interior cheia de culpa querendo me obrigar a sentir o que eu não sentia de verdade.

Agora, descobrir que eu não sou obrigada a gostar de todo mundo foi pra mim uma libertação....Eu talvez precise "aceitar" algumas pessoas com as quais convivo, e com certeza, sempre procurarei fazer o bem para elas ou para quem quer que seja ( desde que isso não seja um mal pra mim , claro ).

Precisamos identificar e nomear melhor nossos verbos e sentimentos,separando o joio do trigo, o que é superficial e o que é saudável para nossa história.

BOA PRA QUEM ?

Após alguns anos de terapia, descobrí que sou "um horror".Eu, que já cheguei a me achar , "tão boa, tão pura",tão desprendida em algumas ocasiões, e volta e meia me questionava "por que fizeram isso comigo ?" agora sei que não sou e nunca fui nada disso...

Muitos de nossos atos "bondosos" são feitos por culpa, ou por "querer receber uma "recompensa" lá na frente", seja dos homens ou de DEUS...

Muitas vezes a gente ouve uma pessoa falar da outra .

- Nossa, fulana é tão boa !

Eu agora já começo a perguntar :

- Boa pra quem ?

Algumas pessoas consideradas "bondosas" , muitas vezes se julgam acima do bem e do mal. Quando eu ouço alguém falar "ah, eu adoro ajudar os outros", percebo uma grande vaidade e desejo de reconhecimento por trás de uma fala dessas.



“A bondade consciente é uma conquista interna, espiritual. Ela só pode ser exercida plenamente quando não encobre desejos de manipulação. O exercício da bondade também não pode ser usado para suprir nossas próprias carências de afeto, ou as carências de afeto de outras pessoas”
, diz Amnéris Marone, psicoterapeuta


“Uma pessoa só é capaz de praticar a bondade real depois que conhece a si mesmo e aceita seu lado mais sombrio, sua própria agressividade e destrutividade”. Isso quer dizer que quem pratica o bem dessa forma consciente o faz de maneira saudável: não se julga “bom”, “santo”, “puro”, mas um ser que tem aspectos positivos e negativos, que é capaz de ser ciumento ou arrogante numa ocasião, mas também generoso e solidário em outra."


Tive uma enorme identificação com esta MATÉRIA, que está na íntegra na
REVISTA VIDA SIMPLES deste mês.
É só clicar em cima para ler a matéria toda.

MÃE DE ADOLESCENTE II

Ontem levei meu adolescente ao NUTRÓLOGO pela primeira vez.As pessoas perguntam qual a DIFERENÇA ENTRE NUTRÓLOGO e NUTRICIONISTA, eu até ontem só sabia dizer que um meu plano de saúde cobria, o outro não.

Como fazia parte do plano, deixei o rapazinho ir na frente para conversar com o médico sozinho, e dei um tempo na recepção. Alguns minutos depois, o médico me
chama com cara de poucos amigos :

- Dona Mônica, eu preciso falar com a senhora. Este rapaz está me dizendo que não janta, não é acostumado a comer uma fruta, verdura e legumes muito menos. Podemos conversar sobre isso ?

- Mas doutor, ele não gosta...

- E a senhora só faz em casa o que ele gosta ?

Mal sabia ele que eu havia feito várias tentativas de inserir na NOSSA alimentação coisas mais saudáveis, vivia procurando pratos alternativos e saudáveis na INTERNET.De manhã,por exemplo, o menino só queria saber de Toddy com leite, e pão com manteiga.Mesmo assim, não quis perder tempo me "defendendo" , e resolvi "aproveitar a consulta" ( que foi de muita atenção e cuidado, por sinal, aprendí muito ) para deixa-lo explicar sobre os benefícios de uma alimentação mais equilibrada.

No final, saimos de lá com umas boas idéias para o cardápio, e Matheus realmente preocupado em se alimentar bem, anotando tudo . Foi realmente uma tática delicada, que me desgastou menos do que ficar horas e horas "doutrinando" sem ter resultado.

Agora quem vai vigiar minha alimentação em casa é ele.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

LIVRO : A RODA DA VIDA



Preciso divulgar pra vocês o livro encantador e consolador que estou lendo : A RODA DA VIDA, de Elizabeth Kubbler Ross.

Escrito com franqueza e entusiasmo, o livro é a autobiografia de Kübler-Ross.
Elizabeth foi uma batalhadora psiquiatra suíça que trabalhou durante anos com doentes terminais.Em seu trabalho, ressaltava a importância de cercar de amor a vida de seus pacientes nos momentos finais. Suas pesquisas buscavam também provar a existência da vida após a morte, embora não fosse ligada a nenhuma religião ou doutrina.

A RODA DA VIDA é uma aventura do coração, vigorosa, inspiradora, um legado à altura de uma vida extraordinária, que foi a vida da própria Elizabeth.

Delicioso para ler numa tarde de chuvinha fina, e para voltar a ter esperança em dias melhores.

sábado, 24 de abril de 2010

MÃE DE ADOLESCENTE

O menino ( que até ontem era um "bebê") de 14 anos chega da escola com uma mordida na bochecha.Até então eu não sabia que era uma mordida na bochecha.

- O que é isso ?

- A doida que me mordeu .

- Quem ?

- A doida da minha classe , que quer ficar comigo.

Lembrei de quando era pequeno , na creche, e que eu ficava ensinando pra ele "beijá pode , mordê não "....E agora uma "doida qualquer" morde meu filho , assim , do nada.
E eu tenho que fingir que acho "moderninho"...

- Olha, fala pra esta "doida" , que sua mãe não teve filho pra ninguém ficar mordendo não, tá ?

quinta-feira, 22 de abril de 2010

"MINHA MÃE ME ENSINOU A SONHAR"....

Como descrever algo que você gosta sem usar adjetivos ?

Hoje quero falar com vocês sobre o livro MINHA MÃE ME ENSINOU A SONHAR....

Trata-se de um dos livros que mais me deram mais "ânimo de viver e lutar pelos meus sonhos" ultimamente.

Devorei em um dia, e devoraria mais vezes, e mais vezes outros livros de SUPERAÇÃO iguais a este.....

Além de tudo , o que mais me motivou foi ver uma história verídica, tão perto da gente,tão brasileira, e tão possível....

quarta-feira, 21 de abril de 2010

EMBRIAGADA DO AMOR DE DEUS.....




Outro dia, indo buscar Marcelo no aeroporto, coloquei um CD não identificado no carro e descobrí uma música que não conhecia.

A música me tocou a tal ponto que resolvi compartilhar esta experiência . Lembrei-me do quanto já me senti sozinha, mesmo estando rodeada de pessoas.Lembrei do quanto já briguei comigo mesma para "ser uma pessoa mais durona".Lembrei do tanto que já tentei agradar aos outros, para me sentir amada.


Quando descobri que "ELE", meu pai , o que realmente importa, me ama do jeito que eu sou , pra mim foi libertador..."ELE"me ama com todas minhas esquisitices, com os meus desligamentos, com a minha pouca vontade de aprender a cozinhar. "ELE" me ama mesmo quando estou mal-humorada, quando me dou ao direito de não ir a missas nem cultos, por achar um tédio, ou mesmo por pura preguiça.


Vale a pena ouvir e deixar se envolver pelo amor "DELE".E ainda aprender um pouco de espanhol com a IRMÃ GLENDA.Existe uma outra versão, em português e espanhol misturados, com ela e o DALVIMAR GALLO cantando, que ainda não encontrei na Internet.

terça-feira, 20 de abril de 2010

UMA AMIGA "DISFARÇADA" DE VÍRUS.



Hoje aconteceu uma história memorável comigo...Quando eu falo para as pessoas que a INTERNET na minha vida é uma benção, talvez elas achem exagero.Pra mim, a INTERNET me deu a chance de fazer grandes amigos, e conhecer pessoas especiais.

Agora ,a INTERNET me deu a chance de REENCONTRAR uma pessoa muito especial pra mim , que foi minha grande amiga de infância, quando eu morava ainda em LONDRINA, no Paraná

Olha que engraçado : ela já tinha escrito pra mim, jogado algumas "indiretas", e eu "não querendo acreditar, achando que seria bom demais pra ser verdade", desconfiava que ela era um VÍRUS !

Hoje, como ela lembrou do meu aniversário e me mandou um e-mail, dizendo que eu nunca havia respondido a seus comentários e e-mails ( eu tentava ir pelo perfil, mas sempre dava indisponível ) eu resolvi ser verdadeira :

- Eu desconfio de que você é um VÍRUS.

Ela me respondeu , com uma foto nossa de infância , "para provar que não era um VÍRUS".

Vocês não tem LOÇÃO ( como diria uma amiga minha ) da emoção que eu senti em rever minha amiga CATARINA ! Minha vizinha de LONDRINA, tão longe, que se lembrou de mim !
E olha lá nós na foto , fazendo primeira comunhão, na CATEDRAL DE LONDRINA...

Não é de enfartar , gente ?

RECOMEÇANDO MINHA VIDA EMPRESARIAL



Quarta-Feira feliz, uma felicidade pacífica , e ao mesmo tempo , a consciência de que preciso mudar muitas coisas em mim.Sinto que preciso de mais atitude, de me impor mais e aprender mais como empresária.Muitas vezes pelo fato de ser "boazinha" demais , eu passo muito a mão na cabeça das pessoas.E naturalmente, acabo ficando stressada.

Foram dois anos de DEPRESSÃO EMPRESARIASÍSTICA ( um dia quando tiver mais coragem vou contar melhor esta história ) em que achei que não valia a pena mais lutar pela nossa empresa.Comecei meu "RECOMEÇO" em dezembro de 2009, e ainda estou aprendendo a caminhar de novo.

Mesmo assim, sinto que desta vez vai ser melhor, e que na vida a gente tem que aprender a RECOMEÇAR o tempo todo.....

Para quem nunca leu, recomendo o livro RECOMEÇOS.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

ALEGRIA ABOBADA DE UMA SEGUNDA INCOMUM....



Segunda-feira com ar de sábado .
Marcelo, meu marido , consegue sair do CAOS AÉREO e liga bem cedo de São Paulo ( 5:30 ) e me acorda perguntando qual o creme VICTORIA SECRET que eu quero do Free-Shop.
Não é o máximo do romantismo ?
Coloquei até a música que a PAULA FERNANDES ( aliás, que bom conhecer esta talentosa cantora !) canta na novela das 06:00, para ilustrar a "alegria abobada" que estou sentindo...

Acho que as "alegrias abobadas" são mais autênticas....


domingo, 18 de abril de 2010

GRANDES EMOÇÕES , GRANDES ESPERANÇAS....



Domingo de altas emoções: o marido liga de Milão,em pleno caos aéreo, dizendo que vai pra Roma, para pegar um trem e tentar embarcar pra São Paulo.....

Cada vez mais me convenço que na vida não existem "certezas" , ou "seguranças"...
Talvez aí é que esteja a graça dela.
A escritora Hellen Keller já dizia que "A vida é uma aventura ousada ou nada".

Cada vez mais desejo pra mim uma alegria verdadeira, aquela que só os afetos verdadeiros podem me dar.

Cada vez mais quero me sentir no direito de sentir saudades, e achar que é muito saudável ser romântica.


quarta-feira, 14 de abril de 2010

Promoção Beleza Cultural



Atenção!

Vários Blogs se uniram para presentear você, com muitos prêmios!

Confira agora os prêmios que você irá receber do blog INVENTADEIRA DE MODA nesta Grande Promoção!









Confira também a lista dos outros prêmios ofertados por todos os blogs AQUI.

Para você participar é muito Fácil!

Basta visitar, conhecer e Seguir todos os blogs patrocinadores da promoção!

Para Conhecer e seguir todos os Blogs Visite o Blog da Promoção e Participe Desta Grande Promoção de muitos prêmios para você!

Clique Aqui e Participe!

COMO ACHAR DINHEIRO PRA SUA APOSENTADORIA, segundo Mara Luquet



Já falei aqui várias vezes que sou fã da REVISTA ELAS E LUCROS, e dos PODCASTS da MARA LUQUET.

Hoje tive a oportunidade de ouvir um destes PODCASTS em que ela responde a uma ouvinte : COMO ACHAR DINHEIRO PARA SUA APOSENTADORIA ?

As sugestões de Mara , segundo o PODCAST são :

- Pagar a você mesma primeira (separar no mínimo 10 por cento do que ganha para sua aposentadoria )

- Na hora de fazer o seu orçamento separe : O QUE EU QUERO / O QUE EU REALMENTE PRECISO ?

- Conferir seus gastos no relógio de ponto
.Separar o consumo pelas horas que voce trabalha.Por exemplo :começar a pensar neste consumo calculando quanto de suas horas trabalhadas voce gasta pra cada ítem do seu orçamento .Complicado ? Mara citou o exemplo de uma ouvinte que gasta 27 horas por mes do seu salário para comprar sapatos,e 37 horas para pagar aluguel e condomínio.

Vale a pena ouvir o PODCAST inteiro...
Eu adoraria saber a opinião de vocês....

domingo, 11 de abril de 2010

TRABALHAR NO FERIADO



Amanhã é feriado em Vila Velha, mas estamos as voltas com uma "superprodução" de video.
Como o marido viajou , vou ter que trabalhar em dobro. Começar as 5:00 da manhã e terminar, com certeza , somente as 17:00

- Sem essa de "TADINHA", dona Monica! A profissão foi você quem escolheu, o marido foi você quem escolheu. E pense no seu sonho deste ano ir a FLIP em agosto. Ter um sonho sempre dá um gás a mais para trabalhar no feriado.

Essa é a minha "voz interior da sabedoria" mostrando pra mim "recompensas interessantes" para me tirar o mau humor e o ciúmes que estou do meu marido ter viajado para Milão ( mesmo que eu a trabalho ) e eu não.

sábado, 10 de abril de 2010

PORQUE HOJE É SÁBADO....

Comprei uma blusa linda xadrez e vou sair com meu namorado, leia-se, marido há vinte anos. Hoje eu "promoví" Marcelo pra ser meu namorado de novo. Na marra.

Ele viaja amanhã e eu já estou com saudades.Para "comemorar" vamos tomar um vinho juntos.

Estou me sentindo com 17 anos ! Lembrei até de uma música que eu ouvia muito nessa idade , e pensava : "quando é que eu vou ter um namorado ?"

Porque viver não é só recordar, é também reinventar os relacionamentos.

A Cor do Som - Para ser o sol.mp3

sexta-feira, 9 de abril de 2010

VOCÊ É SIMPLÓRIO OU SIMPLES ?




Vocês conhecem alguém que use este discurso "EU SOU O TIPO DO CARA QUE.." e começa a mostrar suas verdades engessadas ?

Tem gente que se considera SIMPLES, mas na verdade é só SIMPLÓRIO.SIMPLÓRIA é aquela pessoa que se contenta com o trivial ,não porque ela é SIMPLES, mas porque ela é cheia de desculpas baratas :

- Eu não tenho AMBIÇÃO. Pra mim , dando pra pagar as contas está tudo bem ....

E não pára em emprego nenhum, pois vive às custas dos outros e sempre endividado.

Deve ser também aquela pessoa que quando recebe presente tem a coragem de dizer "Precisa não, menina !Eu não ligo pra isso não !" e depois fica falando por trás : "Fulana não me deu nada"

Tudo fachada.

Segundo EUGÊNIO MUSSAK,especialista em EDUCAÇÃO CORPORATIVA, as características das pessoas verdadeiramente simples são essas :

• São desapegadas: não acumulam coisas, fazem uso racional de suas posses, doam o que não vão usar mais.
• São assertivas: vão direto ao ponto com naturalidade, mesmo que seja para dizer não, sem medo de decepcionar, não “enrolam” nem sofisticam o vocabulário desnecessariamente.
• Enxergam beleza em tudo: em uma flor no campo e em um quadro de Renoir; em uma modinha de viola e em uma sinfonia de Mahler; em um pastel de feira e na alta gastronomia.
• Têm bom humor: são capazes de rir de si mesmas e, mesmo diante das dificuldades, fazem comentários engraçados, reduzindo os problemas à dimensão do trivial.
• São honestas: consideram a verdade acima de tudo, pois ela é sempre simples e, ainda que possa ser dura, é a maneira mais segura de se relacionar com o mundo.



Quem quiser ler o texto todo é só clicar em
REVISTA VIDA SIMPLES.

VONTADE DE SER MAIS ALEGRE...


Descobrí que meu "melhor horário" de escrever é de madrugada. Parece que fico mais intuitiva, e até mais "inteligente".

Se fosse me "enquadrar" em algum "rótulo" ( coisa que eu odeio ) talvez alguém pudesse me chamar uma pessoa OTIMISTA. Uma POLLYANA idosa.

Ao contrário de ser OTIMISTA, trabalho contra o "vírus melancocos" ,que me persegue desde que eu era pequena.Antigamente os problemas do mundo me atingiam de uma tal maneira que antigamente os amigos mais chegados chegavam a dizer :

- Olha, aconteceu isso com fulano. Eu não te contei, porque sei como você é....

As dores do mundo doíam ( dor física ) demais em mim.

Hoje sou um pouco mais controlada.Desde que descobrí que "culpa" era sintoma de depressão , e tive a chance de cuidar disso no psiquiatra( que acabou com todo o meu preconceito de ser considerada "maluca"). Sinto que sou uma pessoa mais "espirituosa" e alegre,e já choro muito menos ( economizar água, né, gente ? )

Posso me considerar uma "MALUCA BELEZA" abençoada.

Uns tomam éter, outros cocaína.
Eu já tomei tristeza, hoje tomo alegria.
Manuel Bandeira

quarta-feira, 7 de abril de 2010

FRÁGEIS



Como é difícil encarar que somos tão vulneráveis....Que nossos planos podem desmoronar a qualquer momento, como nossas casas.

E quantas vezes a gente insiste em viver como se fosse morrer nunca. Como se fossemos levar todas as coisas que acumulamos com a gente...

E a gente vai levando a vida, deixando de saborear cada momento porque sempre temos que fazer alguma coisa "importante" , para um "futuro" que nunca vai chegar.

terça-feira, 6 de abril de 2010

ABRIL ABRINDO CAMINHOS




O mês de abril é um mês que "mexe" muito com meu EGO. Por menos que eu seja uma pessoa "vaidosa", todo mundo fica meio "Tadinho" quando chega perto do seu aniversário.

Este ano ainda não escolhí o que vou comprar pra mim mesma de presente. Normalmente eu vou na loja , e digo que vou comprar um presente "pra minha melhor amiga "....Quando eles pedem a descrição, eu digo :
- Ah, ela é uma pessoa maravilhosa....Sensível, bacana, inteligente.....E bonita além de tudo !

Depois,escolho um presente bem bonito , mando embrulhar , e só "me entrego" no dia 20
de abril...E se deixar ainda choro de emoção !

Além do meu "PRESENTE ESPECIAL DE ANIVERSÁRIO" , vou presentear meus leitores ( até mesmo aqueles que eu "obrigo" a LER o BLOG de qualquer jeito ) Para comemorar minhas 45 velhinhas ( velhinhas mesmo, já estou bem velhinha....) vou participar da SUPER PROMOÇÃO BELEZA CULTURAL...portanto estarei sorteando 03 livros, me aguardem !