quinta-feira, 30 de setembro de 2010

PENSAMENTO






"A felicidade, é ,
antes de tudo ,
o sentimento tranquilo
contente e seguro
da inocência"


Frase de Henry Iben, dramaturgo norueguês

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

ORAR, VIGIAR E AGIR.



Ontem uma amiga querida me ligou toda feliz, dizendo que havia sido promovida no trabalho e iria ganhar mais. Ou melhor, segundo meu COACHING, iria conseguir FAZER MAIS DINHEIRO todos os meses.

Depois de muito conversarmos ela questionou :

- Amiga, eu me pergunto. Por que não fiz isso antes ? Por que demorei tanto para começar uma faculdade ?

Como eu detesto pensamentos de "arrependimento", que eu chamo de pensamentos "de ré", ajudei-a a mudar seu foco :

- Eu já estou pensando o contrário . Fico encantada de ver a reviravolta que você conseguiu dar na sua vida. Saiu de um casamento em que sustentava um marido preguiçoso, depois de um outro relacionamento doentio. Não se acomodou aquelas situações , por mais que a sociedade cobrasse isso de você. Procurou agir, em vez de chorar, voltou a estudar, se cuidou. Agora só está colhendo o que plantou .

De fato, a partir do momento em que ela deixou de ser TADINHA na vida, encontrou novas possibilidades e mesmo tendo sido uma mulher que "amou demais" no passado, trabalhou isso e hoje vive um relacionamento bem saudável com uma outra pessoa.

"ORAR, VIGIAR e AGIR" um dia talvez se transforme num novo Best-Seller escrito pela minha amiga guerreira.Por enquanto , fiquem com o filme da Julia Roberts, que é uma lição de superação .

terça-feira, 28 de setembro de 2010

FRUGALIDADE





"Não basta aceitar que a frugalidade em certos momentos da vida pode colaborar com seus planos de independência financeira; é preciso incorporá-la e valorizar cada centavo de diferença que ela traz em seu benefício"



Trecho do LIVRO DO BLOG DINHEIRAMA,de Conrado Navarro,que eu tive a sorte de ganhar num sorteio do BLOG.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

REPROGRAMANDO



Elimine de seu vocabulário as palavras ESPERO, GOSTARIA e TALVEZ. São os instrumentos para a protelação. Ao sentir que vão aparecendo sorrateiramente, substitua por novas frases:

Mude :

"Espero que as coisas se resolvam"

Para

"Eu vou fazer com que aconteçam"


Mude

"Que bom se as coisas não fossem assim"

Para

"Vou fazer o seguinte para que eu me sinta melhor"



Mude :

"Talvez , no final , tudo dê certo"

Para

"Farei com que tudo dê certo"



Trecho retirado do livro UNIVERSIDADE DO SUCESSO, de OG MANDINO.

sábado, 25 de setembro de 2010

MÃE COM DEFEITO



- Toma . Leva ele pra senhora. Eu não quero mais saber dele.

A avó pegou o bebê e olhou pra filha com indignação.

- O que é isso , menina ? Você está ficando louca ? Vou mandar te internar daqui a pouco.

A filha começou a chorar alto. Não estava suportando mais todas as pressões que começara a sofrer depois que aquela criança nascera.
Até um mês atrás, era paparicada por todo mundo. Agora, parecia que todos a viam como uma vaca leiteira com defeito.

Hoje o "bebê" dessa história tem quinze anos e parece não ter nenhum trauma de ter sido "rejeitado" pela mãe durante a depressão pós-parto. Só que a mãe se sente no dever de contar e recontar esta história, para que outras mulheres tenham mais apoio da família nesta época tão complicada , e não se sintam tão infelizes. Nem todas tem depressão pós-parto ( graças a DEUS ) , mas todas ficam muito vulneráveis.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

ATRIZ-ESCADA*



Nas novelas da Globo, sempre que o autor e o diretor querem mostrar o interior de um personagem , o que pensa e o que não pensa, eles usam um ATOR-ESCADA para acompanhar o ator "principal".

O ATOR-ESCADA é aquele que "deixa" o "personagem principal" falar o tempo todo , sem ser contrariado. Percebam como isso é muito comum nas tramas .

Hoje fiquei pensando em quantas vezes permiti ser usada como uma ATRIZ-ESCADA na vida real . O outro "personagem" ficava falando e "atuando" o tempo todo, enquanto eu só tinha que concordar com tudo .

Um dia ainda vou criar um roteiro em que o "ATOR-ESCADA" se rebela e resolve tomar o lugar do "ATOR-PRINCIPAL" !


* Com hifen ou sem hifen

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

COMPLEXO DE SABOTAGEM



"O PLANEJAMENTO DE METAS não admite tréguas, nenhum salto. Se quer ser financeiramente bem sucedida , você não pode aposentar-se do trabalho de pensar.

Você tem que aceitar o fato de que é a responsável por seu destino"


Kit Cole,Consultora de Investimentos


Trecho do livro COMPLEXO DE SABOTAGEM que virou de cabeceira

terça-feira, 21 de setembro de 2010

XÔ PENSAMENTOS "TADINHOS"!



Acho que todo mundo que faz DIETA fica um pouco descompensado. Eu não faço DIETA ALIMENTAR ( deveria ) , mas estou fazendo a DIETA DO CARTÃO DE CRÉDITO. É bem parecida.Imagine, de repente voce passa a MONITORAR suas finanças , anotando tudo...
É meio desequilibrante, não é mesmo ?

Ontem conversei sério com DEUS, e pedí a ELE que me tirasse todo o tipo de revolta com relação aos políticos brasileiros que eu estava . Milhares de " PENSAMENTOS TADINHOS" chegaram na minha cabeça, sem querer pagar nem aluguel, e foram ficando.

Sabe aqueles pensamentos que só colocam você no papel de vítima e não "resolvem"?

Ontem mandei "todos" embora....

Depois da minha aula de Yoga e minha "conversinha" com o Pai, tô reformulando minha "programação" mental...

Muitas músicas pela manhã ao acordar. Os novos "inquilinos" agora são somente os PENSAMENTOS PROATIVOS....





Que lindo este CD do Pato Fu com instrumentos musicais infantis....

sábado, 18 de setembro de 2010

Equilibrio e Recompensa




Preciso compartilhar um trecho de um livro ( um deles, claro ) que estou lendo .
Há anos lí, do mesmo autor,Lourenço Prado, ALEGRIA e TRIUNFO. Foi essencial para mudar minha visão então pessimista da vida da época.

Esta semana descobri EQUILIBRIO E RECOMPENSA. Eis um trecho :

"Recusai ser impressionado pelo vosso ambiente e aprendei a imprimir em vossa mente apenas impressões superiores "

"Se não derdes o correto valor a vós mesmos, não poderei progredir na vida . Se viverdes uma existência comum e continuardes numa atitude mental ordinária, por mais que trabalhardes e melhor que executardes vosso trabalho, descereis. Existem diversas razões para isso.

O mundo não vos paga somente o produto visível de vosso cérebro e de vossa capacidade. Ele vos paga também por aquilo com que contribuís para a vida"


Lourenço Prado

terça-feira, 14 de setembro de 2010

NOSSO LAR E NOSSO SONHO DE JUSTIÇA



Independente de qualquer rótulo que possa ser colocado nele, o filme NOSSO LAR merece ser assistido sem preconceitos religiosos ( e até mesmo como se fosse uma obra de ficção científica )

Como disse o jornalista ANDRÉ TRIGUEIRO no seu PODCAST da CBN,a obra nos mostra o que seria uma nação ideal, sustentável e justa, com leis que realmente são cumpridas e autoridades que realmente dão exemplos.

É como se fosse a nossa "esperança de um mundo melhor" transformada numa linda história contada na telona.


Quem quiser ouvir o PODCAST do ANDRÉ , é só clicar e entender melhor o que estou
querendo dizer.

CBN - A rádio que toca notícia - André Trigueiro

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

AUTODIDATA PRA COISAS QUE ME INTERESSAM



Depois que descobri que o autor de novelas Manoel Carlos é autodidata, resolvi respeitar este lado "incansável" que eu tenho, de querer descobrir as coisas que me interessam.

Todos os dias, estou tudo sobre EDUCAÇÃO FINANCEIRA que chega ao meu alcance e procurando colocar em prática. Ontem , tive uma SESSÃO DE CONSULTORIA com meu "ANJO COACHING-DE-CARREIRA" ( vou falar dele num Post exclusivo ) e levei todas as ANOTAÇÕES que fiz em um CADERNO para "pensarmos juntos ". É muito bacana ter um profissional humilde e extremamente competente para me "escutar" sem julgamento e ser meu suporte nesta fase "intensa". Senti que a ansiedade com relação a "mudança que quero pra minha vida" diminuiu e fiquei bem mais leve depois, cheia de INSIGHTs e IDÉIAS NOVAS.

A noite, li um trecho do livro QUEM PENSA, ENRIQUECE , do NAPOLEON HILL e vi alguns trechos que tem tudo a ver com o que eu tenho pensado ultimamente:

"O significado de EDUCAÇÃO é fazer crescer, revelar, desenvolver-se de dentro pra fora". Segundo Napoleon , "QUALQUER HOMEM É EDUCADO QUANDO SABE ONDE BUSCAR O CONHECIMENTO DE QUE PRECISA E COMO ORGANIZAR ESTE CONHECIMENTO EM PLANOS DE AÇÕES DEFINIDOS".

Resumindo : Pra mim, só existe EDUCAÇÃO quando aplicamos o CONHECIMENTO QUE ADQUIRIMOS para melhorar a nossa QUALIDADE DE VIDA e a de todos os que estão a nossa volta.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

QUAL É O PREÇO DA SUA PREGUIÇA ?


Dentre os vários livros que estou lendo sobre FINANÇAS PESSOAIS , o da SUZE ORMAN, talvez seja o mais "direto" para as mulheres.

Em um dos capítulos, Suze nos "pede" mais ATENÇAÕ na verificação de nossos extratos. Segundo ela, não existe tarifa tão pequena que possa ser ignorada.

Ontem , por exemplo, eu verifiquei o valor das tarifas que paguei no "meu" Banco em 2009, R$ 258,00, só para manter minha conta . A conta da qual até ontem eu me "orgulhava", por ter cheque especial , e ser de um "grande" banco ( desses que aparecem na televisão a todo momento ) . É a tal "sensação de pertencimento" que a gente busca o tempo todo , e os publicitários sabem como ninguém disso.

Hoje, mais precisamente AGORA, decidí que nos próximos anos de minha vida NÃO PAGAREI MAIS TARIFAS BANCÁRIAS, só para manter a conta e "me orgulhar" do banco.

Este foi o "preço da minha preguiça" em não dar atenção aos extratos , e não ter respeitado o "dinheiro suado " que meu marido e eu ganhamos com tanto trabalho e tantas noites em claro( estou sendo cruelzinha comigo mesma, né ?)

MUDAR PARADIGMAS é sempre bom. Pode ser estranho no início , mas é desafiante.

Conto com as ótimas idéias que, com certeza, vocês terão para me dar...

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

COMPLEXO DE SABOTAGEM : Estarei eu me sabotando ?



Preciso compartilhar com vocês o livro COMPLEXO DE SABOTAGEM , que está causando a maior "revolução" na minha cabeça. Certas coisas eu já "sabia" , mas a nível inconsciente.

Eis alguns trechos para pensarmos :


Muitas mulheres , apesar de terem alto QI e diplomas em educação ,NÃO USAM A PRÓPRIA INTELIGÊNCIA PRA CRIAR SEGURANÇA FINANCEIRA PARA SI MESMAS.Elas são dominadas por um verdadeiro"pavor" de auto-suficiência .

O maior obstáculo à segurança financeira da mulher reside em NOSSO SENSO PROFUNDAMENTE INTERNALIZADO DE INCOMPETÊNCIA, diz Donna Boudy, consultora de assuntos financeiros.

"Muitas de nós incorporamos o estereótipo da mulher como inepta em matéria de dinheiro" diz a autora, Colette Dowling.

Para confirmar esse estereótipo , um número surpreendente de mulheres INTELIGENTES, COMPETENTES e de outras maneiras RESPONSÁVEIS ficam de olhos vidrados quando a conversa passa para DINHEIRO.

Elas NÃO TIRAM O SALDO DE SEUS TALÕES DE CHEQUE,NÃO INVESTEM e quando chega a hora de pensar em uma aposentadoria, correm na direção oposta , como para evitar uma saraivada de chumbo.

"Somos guarda-livros competentes para os NEGÓCIOS DOS OUTROS, mas "dá um branco " quando o assunto é NOSSO PRÓPRIO DINHEIRO.

Entramos como "sócias" em negócios da mesma maneira como muitas entram no casamento, isto é,"sentindo-nos gratas porque alguém nos aceitou ".Por alguma razão Jamais achamos QUE NOSSOS TALENTOS E NOSSO TRABALHO ÁRDUO valham muita coisa.

"Em vez de lutar com o problema de defender seu dinheiro, algumas mulheres,especialmente se não tem um "marido olhando por cima de seu ombro" botam tudo fora porque tem MEDO DE INVESTIR...

O livro COMPLEXO DE SABOTAGEM mostra que 80 % das mulheres americanas tornam-se as únicas responsáveis por seu bem estar econômico em uma ou outra ocasião na vida. No entanto, mulheres sentem-se mais confortáveis TRABALHANDO COMO UM BURRO DE CARGA do que passando alguns meses APRENDENDO COMO FAZER COM QUE SEU DINHEIRO TRABALHE POR ELAS...

O que inibe as mulheres não é o TEMPO NECESSÁRIO PARA APRENDER,mas o MEDO DO FRACASSO.


Ainda não terminei de ler, mas pretendo tê-lo como livro de cabeceira, para consultar toda vez que precisar me sentir mais forte como INVESTIDORA.