segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

E a semana começa....



O difícil é vencer esta preguicinha de final de férias ( férias de filho, porque as minhas , como autônoma, esta paradeira só dá ansiedade...)

Pra começar a me organizar e não deixar "tudo solto" fiz uma LISTA de COISAS , meio "de trás pra frente"....

Ou seja, perguntie pra mim mesma ?:

"O que você vai querer ter resolvido até sexta feira
?"


De acordo com o que eu "respondí", comecei fazer a minha LISTINHA BÁSICA.


Mas a preguiça ainda não foi embora....

domingo, 30 de janeiro de 2011

CINEMATERAPIA : SEX AND CITY 2



Quando vejo um filme, o que menos importa pra mim é se ele é real ou não. Sempre procuro guardar dentro de mim uma cena que eu diria "mexedoura".E aprender um pouco com ele de alguma forma .

Hoje a tarde assisti SEX AND CITY 2 ( o primeiro ainda não tive chance de ver ).
Uma cena que relembrou meu passado e que eu adoraria ter visto há anos atrás foi a da amiga da jornalista CARRIE, CHARLOTTE YORK , representada pela atriz KRISTIN DAVIS.

Em uma das cenas mais terapêuticas do filme, CHARLOTTE desabafa com a amiga MIRANDA HOBBES que se sente extremamente culpada por não estar sentindo nenhuma falta das filhas pequenas ( que dão um imenso trabalho pra ela ) . Pela primeira vez , depois do nascimento da sua filha mais nova , CHARLOTTE consegue
dormir duas noites inteiras.

Quantas mães de crianças pequenas já não passaram por isso ! E normalmente a culpa é tão grande que elas não se acham nem no direito de assumir que o que mais queriam ,no momento é ficar sozinhas e poderem descansar uns dias.


Aqui, uma música da trilha sonora. Pra dar vontade de assistir ao filme.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A VISUALIZAÇÃO CRIATIVA PODE MUDAR SUA VIDA




Hoje, peço licença para transcrever o trecho de um livro que li há muito tempo chamado : A VISUALIZAÇÃO CRIATIVA PODE MUDAR SUA VIDA. Falo de algo que já tive a experiência de fazer e gostei muito . Um CADERNO de VISUALIZAÇÃO CRIATIVA :


CADERNO DE VISUALIZAÇÃO CRIATIVA


É ótimo ter um caderno para a visualização criativa. Ele funciona como um verdadeiro diário de seu progresso no uso dessa técninca maravilhosa . O fato de você registrar o seu desejo faz voce tomar consciência dele mais profundamente e permite que voce compare o que expressou com o realizado.

Nem sempre o que voce consegue é exatamente o que pediu , mas certamente é algo para o seu bem. Pode ser que na hora voce nao se dê conta disso e se desaponte. Mas, passado algum tempo, percebe o sentido do aconteceu ou naõ aconteceu . Por isso o caderno é um instrumento muito valioso na transformação da sua vida.

No caderno , voce escreve afirmações que ouviu ou pensou . Registra sonhos , objetivos , fantasias, cenários ideais , pensamentos e citações, faz desenhos, cola recortes, fotos, o que quiser.

Quanto mais livre, variado e criativo é o uso do caderno, melhor. O importante é que ele expresse o processo de expansão de sua consciência e lhe possa ser útil sempre que você precisar.
Seguem algumas sugestões para o seu caderno:


1- AFIRMAÇÕES

Anote suas afirmações favoritas . Liste-as numa só página ou dedique uma página a cada uma delas. Se puder , enfeite com bordas e desenhos decorativos. Assim, o benefício da meditação , será acrescido do prazer da beleza.


2- LISTA DO SUCESSO


Liste todas as coisas para as quais você sente que tem talento ou nas quais obteve sucesso ou progrediu em algum momento . Não estou apenas me referindo ao trabalho, mas às demais áreas da vida.
Escreva todas as suas realizações que voce sentiu como importante , da forma mais espontânea possivel , mesmo que não signifiquem nada para outras pessoas. Vá registrando a medida que forem lhe ocorrendo. Podem ser coisas aparentemente insignificantes, minúsculas conquistas , medos e inibições superados , mas que deram a voce a sensação de estar caminhando para superar dificuldades ou conquistar seu objetivo.
A finalidade dessa lista é você tomar posse do que tem ou conseguiu de positivo, alegrar-se com isso e admirar-se . A consciência de suas realizações lhe dará energia para realizar cada vez mais.


3-LISTA DA GRATIDÃO

Liste todas as coisas boas- grandes ou pequenas - que voce teve e tem e na vida . Depois , leia vagarosamente e agradeça
por cada uma . Temos uma tendência muito maior a reclamar do que nos acontece de negativo do que de agradecer as pequenas e grandes alegrias que cada dia nos traz. Fazer e ampliar essa lista abre nossos olhos e nosso coração para essas extraordinárias riquezas que podem correr o risco de passar despercebidas. Agradecer por tudo isso cria um espaço positivo dentro de nós , movimento energias que contribuem para nossa felicidade.



4- LISTA DA AUTO-ESTIMA


Liste todas as coisas de que você gosta em você, todas suas qualidades. Não se trata de narcisismo e sim um meio de você se sntir bem em relação a si mesmo. Afinal , quanto mais voce reconhece suas próprias qualidades , mais feliz se mostra, mais deixa fluir sua energia criativa e contribui para o mundo.


5- LISTA DOS PEQUENOS PRAZERES

Anote todas as coisas boas que é capaz de fazer por você. Esses prazeres podem ser pequenos ou grandes, mas entre eles, inclua coisas fáceis de serem realizadas no dia a dia: um passeio pela natureza, um lençol de cama macio, uma música bonita enquanto dirige, a conversa com um amigo querido , o nascer da lua na praia. As possibilidades são infinitas. Ao anotar aquilo que lhe dá prazer, voce rompe com a rotina repetitiva e começa a conceder-se esses presentes. Isto amplia sua sensação de bem-estar.


6-LISTA DE CURA E ASSISTÊNCIA

Anote o nome de todas as pessoas que voce conhece que precisam de cura, consolo, ajuda , apoio especial ou assistencia de algum tipo .
Escreva afirmações sobre cada uma dessas pessoas.
Assim, cada vez que folheia o caderno , voce manda energia positiva pra elas.


7- FANTASIAS E IDÉIAS CRIATIVAS

Liste todos os planos, sonhos para o futuro e idéias criativas que lhe ocorrerem
Anote todos, inclusive aqueles que lhe parecem forçados ou impossíveis de serem alcançados .
Isto lhe ajuda a se soltar , ao mesmo tempo em que estimula sua imaginação e a sua criatividade.

No cotidiano agitado em que vivemos , certamente temos dificuldade de encontrar tempo para nossos cadernos.No entanto, se lhes dedicarmos alguns minutos diários ou uma ou duas horas semanais, logo perceberemos que esse tempo não é nada comparado ao progresso interior que eles produzem em nós. E posso lhe garantir , que aos poucos irá ficando mais fácil escrever e você sentirá muito prazer ao fazê-lo

sábado, 22 de janeiro de 2011

DEUS ME LIVRE DE SER NORMAL



Com este título, procurei o DOCUMENTÁRIO que mostra brilhantemente a vida e a obra do PROFESSOR HERMÓGENES , que pouca gente conhece.

Para mim, HERMÓGENES é um daqueles anjos que desceram na Terra para espalhar o amor ecumênico e a alegria de viver, com responsabilidade e sabedoria.
Eis um ARTIGO seu que me encantou :


Se, ao final desta existência, alguma ansiedade me restar e conseguir me perturbar;

Se eu me debater aflito o conflito, na discórdia;

Se ainda ocultar verdades para ocultar-me, para ofuscar-me com fantasias por mim criadas;

Se restar abatimento e revolta pelo que não consegui possuir, fazer, dizer e mesmo ser;

Se eu retiver um pouco mais do pouco que é necessário e persistir indiferente ao grande pranto do mundo;

Se algum ressentimento, algum ferimento impedir-me do imenso alívio que é o irrestritamente perdoar, e, mais ainda, se ainda não souber sinceramente orar por quem me agrediu e injustiçou;

Se continuar a mediocremente denunciar o cisco no olho do outro sem conseguir vencer a treva e a trave em meu próprio;

Se seguir protestando reclamando, contestando, exigindo que o mundo mude sem qualquer esforço para mudar eu;

Se, indigente da incondicional alegria interior, em queixas, ais e lamúrias, persistir e buscar consolo, conforto, simpatia para a minha ainda imperiosa angústia;

Se, ainda incapaz para a beatitude das almas santas, precisar dos prazeres medíocres que o mundo vende;

Se insistir ainda que o mundo silencie para que possa embeber-me de silêncio, sem saber realizá-lo em mim;

Se minha fortaleza e segurança são ainda construídas com os materiais grosseiros e frágeis que o mundo empresta, e eu neles ainda acredito;

Se, imprudente e cegamente, continuar desejando adquirir, multiplicar, e reter valores, coisas, pessoas, posições, ideologias, na ânsia de ser feliz;

Se, ainda presa do grande embuste, insistir e persistir iludido com a importância que me dou;

Se, ao fim de meus dias, continuar sem escutar, sem entender, sem atender, sem realizar o Cristo, que, dentro de mim, Eu Sou, terei me perdido na multidão abortada dos perdulários dos divinos talentos, os talentos que a vida a todos confia, e serei um fraco a mais, um traidor da própria vida, da vida que investe em mim, que de mim espera e que se vê frustrada diante de meu fim;

Se tudo isto acontecer terei parasitado a vida e inutilmente ocupado o tempo e o espaço de Deus, terei meramente sido vencido pelo fim, sem ter atingido a meta.




Quem quiser mais detalhes sobre este DOCUMENTÁRIO, clique AQUI e verá o TRAILLER.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

100 FILMES EM 100 DIAS : É proibido fumar



Levando a sério minha brincadeira de assistir 100 FILMES EM 100 DIAS, hoje foi o dia de eu assistir ao filme : É PROIBIDO FUMAR, com a atriz GLÓRIA PIRES no papel principal.

Foi uma verdadeira TERAPIA CINEMATOGRÁFICA.

Identificação plena com a personagem carente, e mal-resolvida BABY.
E muito mais com a atriz maravilhosa que é GLÓRIA PIRES, sempre surpreendendo seu público fiel.

Veja uma entrevista sobre o filme AQUI.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

LIGAÇÃO DE PABLO NERUDA




Outro dia aconteceu em uma pequena empresa uma situação até engraçada ( se não fosse trágica , pois mostra o nível baixo da educação no Brasil ) .
Um ex-funcionário nosso ligou , brincando querendo falar comigo .A secretária perguntou quem era ele “brincou” : - Pablo Neruda, escritor.

Muito séria, a secretária chamou o patrão.
- Sr Marcelo, o escritor Pablo Neruda está numa ligação para o senhor.


Isso seria até de se esperar numa secretária que fez o segundo grau como supletivo.
A situação pior foi a de um apresentador de programa de TV , numa viagem ao Chile, quando seu assistente de produção sugeriu que fossem gravar na casa de Pablo Neruda. O apresentador/jornalista , normalmente muito arrogante com seus subordinados, descartou a idéia :

- É , mas tem que ligar primeiro pra ele, pois a gente nem sabe se ele vai querer nos receber !

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

APRENDENDO TAMBÉM A PERDER



Assistindo estas matérias que mostram as tragédias que aconteceram no Brasil esta semana,pensei no quanto passamos anos de nossas vidas achando que estaremos aqui pra sempre.

Um poema que me veio na cabeça foi aquele da ELIZABETH BISHOP, que nos fala da importância de nos acostumarmos a perder um pouco a cada dia, para estarmos preparados pra perdas maiores.


A Arte de perder (Elizabeth Bishop)


A arte de perder não é difícil de dominar;
Tantas coisas parecem repletas da intenção de serem perdidas
Que a sua perda não é um desastre.
Perca algo todo dia. Aceite a perturbação de ter perdido as chaves de casa, a hora mal gasta.

A arte de perder não é difícil de dominar.
Então pratique perder profundamente, perder mais rápido:
Lugares, e nomes, e para onde você gostaria de ter viajado. Nada disso trará desastre.
Eu perdi o relógio da minha mãe. E veja! Minha última, ou próxima-a-ser-última, de três queridas casas se foi.

A arte de perder não é difícil de dominar.
Eu perdi duas cidades, pessoas queridas. E, ainda mais vasto, alguns reinos eu possuí, dois rios, um continente. Eu sinto falta deles , mas não foi um desastre.
Até mesmo perder você (a voz brincalhona, o gesto que eu amo) eu não poderia mentir. É evidente que a arte de perder não é difícil de dominar embora possa parecer (escreva!) como um desastre.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

MUITO ESTRANHA



E se me achar esquisita,
respeite também.
até eu fui obrigada a me respeitar.
Clarice Lispector


Achei este pensamento bem forte.

Estou aprendendo na vida a me respeitar.
A respeitar minhas "esquisitices"

Acho que passei a vida toda priorizando as outras pessoas. O mandamento "AMAI AO PRÓXIMO COMO A TI MESMO" , era desobedecido. Eu sempre "amava ao próximo MAIS do que a mim mesmo"

Aprendi também , que nem sempre o que é considerado "esquisito" pelas pessoas "normais" , é necessariamente "pior".As vezes só é alguém incompreendido.

Um filme que amplia os horizontes em relação as diferenças é o premiado UM ANJO EM MINHA MESA, que conta a sofrida verdadeira história de uma famosa escritora da Nova Zelândia, Janet Paterson Frame, que por sua "esquisitice" foi oprimida a vida toda.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

LETRA E MÚSICA



As coisas boas são para ser copiadas, coladas, vistas e ouvidas trocentos vezes...

O que importa se são água com açúcar ?

Importa é que fazem a nossa viagem ser mais agradável.




Ouçam a música para ficar mais no clima...