SOBRE A VONTADE DE COMPRAR


Hoje me apaixonei perdidamente por um arquinho (tiara) acrílico xadrez, em preto e branco, que ví na DI FEROLLA...."Piscamos" um para o outro e prometí voltar outro dia para busca-lo, e tira-lo do meio daqueles outros arcos comuns.....Este arquinho prometeu que me acompanharia em vários passeios, e que me faria ficar com cara de mais nova ( como se isso fosse possível ) . Mesmo assim, estamos apenas "ficando", como diria meu filho sobre uma colega da escola...

Brincadeiras a parte, como ser equilibrado num mundo tão maluco ? Tudo bem, a gente é ser humano, "estudado" , e precisa pensar no que compra. Hoje, por exemplo, descobrí que posso ler mais sem ter que comprar tudo quanto é livro....Sentei na Livraria Siciliano ( que fica praticamente ao lado da minha casa ) e comecei a ler de graça....Assim, terei acesso a todos os livros que já botei olho gordo....

Comecei pegando um livro em que Frei Betto e Domenico de Masi escreveram juntos, com a ajuda de um mediador. "Diálogos Criativos"....Assim, descobrí que tenho algo em comum com Frei Betto....Eu também faço "passeios socráticos" . Descobrí o nome disso hoje, lendo o tal livro...Agora, vou ser chique . Quando alguém me chamar pra ir ao Shopping, ou a Glória, vou dizer :"Só se for para um passeio socrático"...

Vou deixar o próprio Frei Betto explicar o que é isso :

Vou com freqüência a livrarias de shoppings. Ao passar diante das
lojas e contemplar os veneráveis objetos de consumo, vendedores se
acercam indagando se necessito algo. "Não, obrigado. Estou apenas
fazendo um passeio socrático", respondo. Olham-me intrigados. Então
explico: Sócrates era um filósofo grego que viveu séculos antes de
Cristo. Também gostava de passear pelas ruas comerciais de Atenas.
E, assediado por vendedores como vocês, respondia: "Estou apenas
observando quanta coisa existe de que não preciso para ser feliz".


Pois é, Frei Betto...Mas que o arquinho lindo de acrílico não sai da minha cabeça, ah, isso não saiu até agora...

Mesmo assim, adorei ter lido uma grande parte do seu livro....Aprendí muito hoje com ele, ok ?

Comentários