BAZAR DE TROCAS E FEIRA DE LIVROS



Cheio de idéias versáteis, o site "Rainhas do Lar" mostrou um Post do BAZAR DO ESCAMBO, ou BAZAR DE TROCAS que elas fizeram há tempos atrás..

Eu sempre gostei destas idéias. As meninas do site explicam melhor.

Quer passar uma tarde bacana com as amigas, economizar uma graninha, praticar uma atitude ecologicamente correta (pense na sustentabilidade!) e, de quebra, ainda dar uma renovada no guarda-roupa? Parece impossível, mas é isso que acontece quando você reune suas amigas para fazer um Bazar do Escambo ou simplesmente uma tarde de troca-troca, regada a comidinhas, bebidinhas e, claro, diversão.

Fora do Brasil a prática já é bem comum - são as chamadas clothing swaps, que a mulherada na Europa já conhece bem (dizem que até Madonna é adepta - será?). Por aqui a coisa também pode pegar e, se depender das minhas amigas, vai pegar mesmo ;) Nós fizemos o nosso bazar esse fim de semana e já temos planos para repetir a dose =)

A idéia nao poderia ser mais simples. Você junta todas as roupas e acessórios que você já enjoou ou cansou de usar (sabe aquele brinco linnndo que já deu pra você? e aquela blusa que você achou linnda no dia que comprou mas depois viu que não tinha nada a ver com o resto do seu guarda-roupa? então), reúne as amigas, pede que cada uma leve uma coisinha gostosa pra comer e algo pra beber e daí é só deixar que a coisa siga o seu curso natural - amigas reunidas + roupas + acessórios + bebidinhas... fala, não tem um curso mais do que natural aí? Hohoho.
Se você se lançar na idéia, tenho certeza que você vai passar uma tarde (ou noite, sei lá) super bacana.


Fico com muita pena quando vejo os livros do meu filho do ano passado, semi-novos, que poderiam ser passados para outra criança. Isso me lembra um amigo meu , que foi passear na Alemanha. Estava no restaurante comendo batatas fritas com galinha.Comeu o que achou suficiente, e deixou algumas porções na travessa ao lado. Uma mulher, que estava na outra mesa, viu que ele iria deixar comida, aproximou-se educadamente, e perguntou :

- Voce não vai querer mais não ?

Ele fez que naõ com a cabeça, e ela pegou delicadamente a travessa e a levou pra mesa dela. Meu amigo disse que ela só faltou falar perante a "É por isso que vocês no Brasil são pobres !"

Acho que ela falaria isso também se visse os livros "novinhos" do meu filho na área de serviço. "Mas vocês não trocam ?"

Comentários

Margaretss disse…
É bem legal essa ideia do troca troca..agora isso de livros é revoltante né? esse ano minha filha trocou de escola e essa escola vende módulos. Ela falou: minha mae acho que nem precisa comprar os modulos porque fulano vai me dar os dele (o fulano tinha feito o terceiro ano em 2007). Na hora de matricular eu informei que nao queria os modulos porque ja tinha. A mulher lá da escola falou: ahhh..mas nao é o mesmo não...mudou tudo. Um absurdo isso. O que mudou? a historia do brasil? a forma de escrever as palavras? os rios mudaram de lugar ou a forma dos animais se reproduzirem agora ta diferente? Ela so ficou me olhando e coitada, a culpa nem é dela. Coisas do nosso Brasil onde os nossos governantes acham que todo mundo é rico e livro do ano passado é dispensável. bem...chega...beijocas pra vc.
Nina disse…
Olha Mônica, aqui assunto de comida é algo sério. Eu moro na Alemanha, confesso que nunca vi algo assim como o que seu amigo relatou, em restaurante, mas é fato que se for alguém conhecido, eles farao isso mesmo se ainda tiverem fome, aqui nada é desperdicado.. devido a guerra, e aos sofrimentos enfrentados por eles aqui nessa época, as pessoas aprenderam a nao desperdicar nada, absolutamente nada. eles comem tudo, limpam o prato mesmo. nao sobra nadinha!!

agora o assunto que me interessa, livros. passei mt por isso qd meus filhos estavam na escola no Brasil. aquela lista gigante de mil livros, e no outro ano, nada pode ser reutilizado, claro.ridiculo.. meus filhos estao na escola há 1 ano aqui, nao se compra livros, todos sao dados pela escola. dados nao, emprestados. os pais devem encapar os livros, e observar os filhos pra nao estragar ou rabiscar. entao,no fim do ano letivo, os livros sao devolvidos, e usados por outros alunos no próximo ano. sempre. independe de que tipo de escola eles estao, ou que série fazem.

fora isso, nunca precisamos comprar livros que nao sejam pra escola (leitura por prazer) porque existem mts bibliotecas municipais, e crianca nao paga nada pra alugar livros, tudo é gratuito, e pode-se ficar com os livros (em grande quantidade) em casa por 1 mês.

ahh, eu queria tanto um sistema como esse no brasil :(
Janeisa Tomás disse…
Essa prática eu já realizo algum tempo com minhas irmãs e algumas amigas, é muito bacana e me deixa muito feliz ver roupas, acessórios e objetos que me deram tanto prazer e que agora irão beneficiar pessoas que gosto. Beijos!
Rafael Rizzato disse…
Olá, gostaria de divulgar o site trocando.net, recém criado, para as pessoas trocarem de tudo, possui diversas categorias, tudo grátis, basta se cadastrar e postar seus produtos, o site esta começando agora, e o objetivo é incentivar o consumo consciente, reciclagem, evitando assim o crescente aumento de lixo que geramos todos os dias de modo desnecessário. Confiram www.trocando.net