MEU AMIGO X DA CIRANDA DA BLOGS É UM VERDADEIRO PRESENTE DE NATAL !



Olá leitores(a) do blog Inventadeira de Moda.

Sou Paulo Oliveira do blog Design: Ações e Críticas e, participando da Ciranda de Blogs, fui presenteado em “tirar” a Mônica.

Vasculhando este espaço para conhecê-la um pouco e saber sobre o que escrever percebi que temos muito em comum, assim como com muitas de vocês que pude perceber pelos comentários. Inclusive com o link deste blog onde temos “reler a vida”. Então resolvi fazer um apanhado de temas já expostos aqui para este post presente. Peço desculpas se acabar ficando meio longo o post, mas quem me conhece sabe que quando começo a escrever a coisa vai longe.

Há uma frase de Luthero que gosto muito e que foi - e é - importantíssima em minha vida:

“Sei que já não sou quem eu era, mas também sei que ainda não sou quem eu deveria ser”Quando li isso, logo após a minha dolorida conversão, foi um choque. Eu vinha de uma vida mundana, estava totalmente afastado de – na verdade brigado com – Deus e nada disso me interessava. Até o dia em que o meu castelo desmoronou por completo. Crise existencial, forte depressão, separação, enfim, tudo o que vocês já devem ter passado ou conhecem alguém que já passou.

Voltando a viver com meus pais percebi que algo me faltava, um vazio enorme tomou conta de minha vida, algo estava dilacerado e sangrava dentro de mim até que cedi à insistência de meus pais e fui acompanhá-los a um culto na igreja da qual participam até hoje.

Confesso que cheguei lá não me sentindo nada bem, mas durante o culto e a pregação, por mais que eu tentasse não prestar atenção no que o pastor falava e no que acontecia ao redor, em determinado momento uma simples música dessas de louvor – corinhos – me pegou de jeito:

“Eu quero ser, Senhor amado, como um vaso nas mãos de um oleiro. Pega a minha vida, e faze-a de novo. Eu quero ser, eu quero ser, um vaso novo.”

Isso bateu tão forte que comecei a chorar copiosamente e tive de ser retirado para uma sala onde dois irmãos da igreja ficaram orando comigo. Pode parecer estranho como uma simples música pode “pegar” alguém de jeito. Explico: eu tinha acabado de abandonar a minha sonhada faculdade de música no último ano e este louvor foi feito pelo coral e orquestra da igreja.

Deus usa cada caminho para chegar até nós...

SIM! Eu precisava com urgência de DEUS em minha vida. Precisava do Deus de amor, de paz, de sabedoria, do Deus de tudo, pois quando tive a oportunidade de chegar até Ele por amor, recusei e acabei chegando até Ele pela dor – não indico a ninguém essa última.

Passado algum tempo fui a um encontro – acampamento – da igreja e neste espaço “trombei” com a citação de Luthero que coloquei no início do post. Mais um chororô daqueles ao começar a analisar a minha vida pregressa: quem eu fui, no que fui me transformando, porque me transformei daquela forma, minhas conquistas e derrotas, o que eu era naquele momento, o que eu desejava para o meu futuro. Nossa como aquilo foi doído. Ali entendi muitas coisas de minha vida, as tais barreiras já citadas pela Mônica aqui neste blog, que me impediram muitas coisas, me fizeram temer, por vezes ser covarde, recusar propostas... Não sei dizer como eu seria hoje se no lugar de tantos “nãos” eu tivesse soltado alguns “sins”. Mas tenho certeza de que fiz escolhas erradas e que, principalmente, a cada passo de minha vida Ele estava sempre ao meu lado mesmo que eu o recusasse ou ignorasse.

Isso me lembra também uma cena de um filme desses de sessão da tarde, comunzinho e bobinho, mas que tem uma marcação maravilhosa próximo do final: "Cuidado que a mamãe atira". Quem já assistiu? Isso foi um grande amigo meu quem me contou há alguns anos. Sabe aqueles amigos que parecem anjos enviados por Deus para fazer parte de nossas vidas? Pois é, eu já encontrei o meu.

Em meio àquela coisa “comédia” tenebrosa regada à “maravilhosa” interpretação de Stallone, eis que a mãe dele lhe dá um toque quando percebe que ele está com medo de assumir a relação com a protagonista. Ela diz mais ou menos isso:

“Quando chegar a aurora de minha vida e eu estiver lá na janelinha de minha casa vendo a vida passar diante de meus olhos na rua quero poder olhar para trás e perceber que não tive medo de nada. Não quero chegar a este ponto com arrependimentos por não ter tentado e com aquela sensação de “como seria minha vida hoje se eu tivesse aceitado ou feito aquilo?”.

A dúvida que vai nos corroendo, minando nossa vida, nos entristecendo a cada dia e, lá na aurora de nossa vida, nos faz sentir frustrados.

Ligando Luthero com essa parte do filme comecei a analisar a minha vida toda com seriedade e de frente. Sem melindres, sem medos, sem “achismos” para tentar justificar os porquês de algumas coisas terem dado errado em minha vida.

É fácil fazer isso:

- Antes de mais nada, lembre-se de orar e pedir orientação a Deus sobre o que vai acontecer a seguir.

- Pegue seus álbuns de fotos desde a infância e selecione uma para cada semestre de tua vida. Coloque-as num álbum por ordem cronológica.

- Depois comece lá pela primeira e tente se lembrar daquela época, das coisas boas e ruins que te aconteceram. Faça isso sucessivamente até a mais atual.

- Se quiser pode ir anotando suas impressões numa caderneta.

- A cada lembrança que te perturbe, ajoelhe-se e entregue-a nas mãos de Deus, confiante de que Ele tudo faz e fará por ti. Se essa lembrança começar a te perturbar, sempre que perceber que ela está começando a surgir, ajoelhe-se e entregue nas mãos de Deus.

- Não precisa fazer esta análise de uma só vez. Pode trabalhar como se estivesse lendo, degustando deliciosamente um livro, capítulo a capítulo.

- Finalizando cada “capítulo, ore novamente agradecendo a Deus pela experiência e coloque todas as experiências ruins nas mãos d’Ele, confiante.


Vai chorar? Ah te garanto que vai sim e muito. Seja de tristeza, dor, alegria, emoção, felicidade...

Neste trajeto encontrei muitos bloqueios meus que tiveram início com o “bullyng” que sofri por anos na fase escolar. Outras já na fase juvenil, outras na fase jovem e outras na fase adulta. Coisas sérias e dolorosas que me machucavam e sangravam até aquele período. Todos vão encontrar essas feridas abertas em suas vidas e cabe a cada um entrega-las nas mãos de Deus.

“Não temas, crê somente” diz a Palavra a todo instante.

Portanto levante a cabeça, “seja homem” e encare a sua vida, que é como é por suas próprias escolhas. Não foram as pessoas que te fizeram assim, foi você mesmo(a) através de tuas escolhas pessoais, tenham sido estas feitas por quais motivos foram.

Natal é tempo de reflexão. É tempo de olharmos para Jesus e nos recordar de tudo o que Ele viveu, passou e sofreu por cada um de nós. É o momento de entender e festejar a Aliança da Boa Nova : “O Menino nasceu numa mangedoura! Glorificado seja Deus nas alturas e paz na terra aos homens e mulheres por ele amados”.

“Um Menino nos foi dado” na sua Aliança de Amor com cada um de nós e com toda a humanidade para que conquistemos uma vida plena na justiça e fraternidade.
Nesta Aliança, deu-nos um Salvador, seu Filho, aquele que redime e livra de todos os pecados, nos limpa e purifica para que nos tornemos sempre mais seus filhos e como filhos, irmãos uns dos outros.

Portanto, fica aqui o meu presente de Natal a todos vocês. Um exercício individual e simples de fazer que, se encarado com seriedade e fé pode te trazer muitos benefícios e alívios. Muitas feridas serão curadas, pode ter certeza e, como colocou a Mônica num post anterior, “te fará mais leve”.

Faça esta faxina em sua vida, redecore a sua história, dê-se de presente um “novo design” através desta experiência.

Prospecte-se para 2009 como um novo ser, de alma lavada e em paz consigo mesmo.

Não é ótimo pensar em iniciar 2009 mais leve, tranqüilo(a) e de bem com a sua vida?

Comentários

Mara disse…
tbm amei ter participado, Monica. Feliz natal!!
beijos!!
Anônimo disse…
Querida, adorei esta frase do Luthero, bárbara! Aproveito pra te desejar um Feliz Natal e um 2009 repleto de ótimas surpresas. Grande beijo!
Janeisa
Margaretss disse…
Querida,
um beijao pra voce e tenha um otimo natal.
RENATA FERMAM disse…
Oi Mônica!!! Estou passando para desejar um Natal maravilhoso para vc e toda sua família!
Que vc tenha uma noite linda e muito feliz!!!
Bjkasss
Unknown disse…
Essa frase do Luthero é tudo, amei.
Monica, desejo um ótimo Natal e que 2009 seja repleto de paz e carinho.
Uma pessoa esta colocando o video da creche no youtube, quando estiver ok eu te aviso.
Muito obrigada pelo apoio viu.
Mil beijos
Donna Fernanda disse…
Oii!
Vim espiar!
Beijão!
Unknown disse…
Querida,
um ótimo 2009 para nós, nossos queridos e nossos blogs!
Beijo
Leonor Cordeiro disse…
Querida Monica,

“Hoje não há razões para otimismo. Hoje só é possível ter esperança. Esperança é o oposto do otimismo. “Otimismo é quando, sendo primavera do lado de fora, nasce a primavera do lado de dentro. Esperança é quando, sendo seca absoluta do lado de fora, continuam as fontes a borbulhar dentro do coração.” Camus sabia o que era esperança. Suas palavras: “E no meio do inverno eu descobri que dentro de mim havia um verão invencível...” Otimismo é alegria “por causa de”: coisa humana, natural. Esperança é alegria “a despeito de”: coisa divina. O otimismo tem suas raízes no tempo. A esperança tem suas raízes na eternidade. O otimismo se alimenta de grandes coisas. Sem elas, ele morre. A esperança se alimenta de pequenas coisas. Nas pequenas coisas ela floresce...”
(Rubem Alves)


Obrigada por ter feito parte do meu caminhar no ano que está terminando.
Que 2009 traga para você muita paz, saúde e alegria. Que a esperança seja sua companheira para fazer sempre renascer o seu coração!
Um grande abraço!
Com carinho e afeto,

Leonor Cordeiro