EM BUSCA DO TEMPO PERDIDO



Ultimamente parece que caiu uma ficha sobre o quanto a gente desperdiça tempo com pequenas bobagens.
Como tenho em minha mente que “TEMPO É DINHEIRO”, resolvi aprender mais sobre isso. Passei a buscar em livros e sites material sobre o assunto.

Algumas dicas que tenho usado estão já me ajudando a verificar: “o que tenho produzido hoje ?” Sim, porque muitas vezes o fato de trabalhar muito não significa “produzir muito”....Quantas vezes já me peguei ficando na empresa até 8 , 10 horas da noite, sem sentir que “fiz alguma diferença” na vida de alguém ou na minha própria ?

Com um livrinho na mão, estou anotando todas as dicas possíveis para fazer do meu dia algo mais prazeiroso e que realmente tenha um sentido “maior”.

Num destes “materiais de auto-ajuda”, o livro COMO ADMINISTRAR O TEMPO, da editora Publifolha encontrei uma dica que considerei preciosa:

“Divida a jornada de trabalho em períodos de 30 minutos e anote como gastou cada um deles. Desse modo, será mais fácil visualizar o tempo gasto com tarefas vitais e em atividades desnecessárias”.

Claro, as coisas não precisam ser feitas de forma “neurótica”.Mas, garanto a vocês, a “ficha cai “.A gente acaba se perguntando porque gastou 15 minutos do dia com aquele “vizinho enjoado que resolveu falar mal do síndico”.E te garanto, a gente fica meio que mais “pão-duro” em relação ao próprio tempo .

Uma outra dica do livro é eliminar tudo o que nos toma tempo, até mesmo as “publicações” de Internet que a gente “assina” por “assinar”. Nossa caixa de entrada fica sempre cheia e a gente perde um tempão até mesmo para deletar o que não serve.

Como me considero uma aprendiz ( que ainda se sente no direito a “experimentar” certas dicas ) continuarei pesquisando sobre o tempo, já que decidi viver com mais qualidade e menos ansiedade.
A gente vai assimilando e incorporando as dicas que recebe dos livros, e os novos hábitos vão transformando nossa vida em algo mais pleno e divertido.

Comentários

Ozenilda Amorim disse…
A organização do tempo realmente melhora a vida de qualquer pessoa. Você consegue realizar melhor suas tarefas evitando estresse. Excelente post.
;)
idéia de anotar como gastamos o tempo de meia em meia hora é interessante, contudo assutadora, nao se se vc chegou a tentar isso...
mas acho q se eu fosse fazer descobriria q gasto duas ou tres horas por dia em coisas desenecessárias...
mas q no final sao necessárias para nos manter com a mente sã.

passei fazer um convite para conhecer meu outro blog...
o questao de afinidade. acho q vc vai gostar.
Bjos e boa semana de horas bem aproveitadas.
Telma Maciel disse…
Boas dicas, Monica! Meu trabalho é uma monotonia que só... mas posso dividir meu tempo pra fazer outras coisas adiantando o meu lado pessoal tbm. Saio ganhando, com certeza!
Tô precisando ler uns livros assim tbm, viu?! Depois vc me passa mais nomes pra ver se eu acho?!
Bjs
Mônica disse…
Eu sempre brigava com o tempo, quando lecionava. Chegava as 5 horas e com fome . Então jantava e depois assistia um pouco de televisão, fazia planos e ia dormir.
Hoje tenho todo o tempo para mim e não brigo com ele mais.
com carinho Monica
Dizem os antigo que
TUDO PASSA
e
que TUDO TEM SEU TEMPO
Com carinho Monica
tempo?? Isso é de comer ou de passar no cabelo? Não conheço. rsrs
Anna Oh! disse…
Ah, eu administro o tempo de uma forma meio neurótica, me orientando principalmente por anotações q eu faço... e aí, me organizo bem melhor.
=)

é sempre bom saber q o dia rendeu!

Bjus
Boas Vibrações disse…
ah este tempo, que nos faz perder tempo... mais é muito bom dar um tempo para te desejar boas vibrações de coração
Mônica disse…
Estou relendo minhas coisinhas e vi que contou seu palido também carinhoso.
O meu quem me deu foi meu tio Arnaldo, já falecido, e depois ele passou a chamar sua filha assim também.

meu nome é por causa de santa Monica. Mamae é devota dela e diz que ela é a protetora das viuvas e das mulheres casadas.

Passe no meu cantinho.
Estarei te aguardando

Com amizade
Sua xará Monica
Mônica disse…
Estou dando uma espiadinha
Com carinho Monica
Cris Ventura disse…
Oi Mônica! A verdade é às vezes o tempo voa com nada e às vezes fica parado com tudo e precisamos ser donos do tempo e aproveitá-lo...Claro que falar e escrever é fácil, mas a gente vai vivendo e aprendendo! Adorei o post! Beijos!
Nina disse…
Isso é uma coisa mesmo, mt importante Monica, tentar organizar nosso tempo e dos nossos filhos e nosso tempo com nosso filhos. essa tbm é minha missao pr aqui, sabe??? marido trabalha o dia inteiro chega tarde e eu nao quero ser a mae presente, mas ausente, entende??
organizar tempo nao vale somente pra quem trabalha fora, mas principalmente pra quem fica em casa e pensa que tem todo o tempo do mundo... dificil, bem dificil!
Márcia Cobar disse…
Adorei as dicas Mônica!
Planejamento de tempo é tarefinha complicada...
Bjim!
Mônica disse…
Só passei para saber como está .
Com carinho Monica
Cinthya disse…
Oi... sobre ser uma experiencia sofrida ou nao, depende da familia com quem vc mora e trabalha. No meu caso, eu tive um pouco de sorte e um pouco de bons pensamentos. Eles sao muito bons pra mim, sou parte da familia e as criancas me chamam de big sister!

Estou feliz!
Mas sempre o aprendizado vem de experiencias diferentes!

Um abracao e obrigada por visitar meu blog!
Cinthya
Carolina disse…
Administração do tempo é a ginástica mais atual.
boas dicas
bjão
DIVÃ DA MULHER disse…
Amei esse post e essas dicas!

gosto de ler coisas que me motivam sim!