TERAPIA LITERÁRIA DAS CARTAS.

Há alguns anos atrás, antes de eu ter esta intimidade que tenho hoje com a Internet, eu fazia comigo mesma e com alguns amigos a TERAPIA DAS CARTAS.

Consistia em copiar trechos de livros edificantes e consoladores e mandar para as pessoas que estavam "precisando" deles. Ou melhor, quem estava precisando mais deles era eu,mas a "desculpa" era mandar pelo Correio para as pessoas que estavam precisando.

Foi assim quando eu soube que a irmã de uma amiga estava deprimida por causa da separação do marido. E quando uma outra conhecida da família perdeu o filho num acidente.

Elas passavam a receber cartas minhas, com trechos copiados de livros, que faziam alusão ao que elas estavam passando naquele momento.

Lembro que recebia muitos telefonemas de gratidão,e até hoje quando encontram comigo elas relembram que as cartas foram uma benção na sua vida.

Anos depois,sinto que estou precisando fazer isso de novo.Existem ainda muitas pessoas que não tem acesso a INTERNET, ou seja não possuem recursos,ou porque não conseguem aprender ( ou não querem ) .Minha mãe , por exemplo.

Resolví colocar no meu BLOG TERAPIA LITERÁRIA trechos de livros consoladores, para mandar por e-mail, e ao mesmo tempo , mandar pelos Correios cartas consoladoras e edificantes para as pessoas que estão precisando destes textos, de acordo com o que elas estiverem passando na vida.Não pensem que sou um "anjo de bondade". Estou fazendo isso por mim mesma, porque na verdade, quem precisa alimentar a alma sou eu.

Vou separar por tags de acordo com o assunto, e o livro que contem o texto .

Quem tiver trechos bacanas, ou indicações de livros que possam realmente transformar a vida das pessoas , coloque nos comentários a indicação destes.

E um ótimo final de semana para todos.

Comentários

Mimirabolante disse…
Achei incrível este texto !!!!Agradeço a sua gentileza !!!bjcas
Que bacana monica. Acho que existe uma bibliotecária dentro de vc pois isso se chama Biblioterapia. Estou muito interessada nisso. Gostaria de saber direitinhoe quem sabe aderir também a essa iniciativa sua(claro se vc não se importar). Tenho enviado cartas para uma tia no RJ que não acessa a net e tem sido maravilhoso o retorno dela. Bjs amiga
Pensando nessa coisa do MOVIMENTO BIBLIOTERAPEUTICO, fiz um post hoje sobre o assunto com um link para o seu. Bjs
Mônica disse…
Sabe que voce tem rasão?
Eu fiz um resumo dos livros que li a partir de 2008, ano de minha aposentadoria. 101 licros. Todeos eles tem uma frase que nos concede a oportunidade de repensar nossa vida.
com carinho MOnica
Valéria Martins disse…
Querida Mônica, essa idéia é muito legal.

Vá ao blog da sua xará, Moniquinha, e leia o significado das sílabas do seu nome em japonês. Tem a ver com você.

Beijocas, boa semana!
Meninas, compartilhem trechos com a gente. Vai ser de grande valor pra todo mundo.