HERMÓGENES E A "ARTE" DE SOFRER



Estou relendo o "velho" e bom HERMÓGENES. Quanta sabedoria ! Quanta coisa ainda a aprender com ele !

Eis o trecho de um de seus livros, IOGA PARA NERVOSOS:

"Para todos que sofrem eu sempre digo : "parabéns !" Está estranhando ? Repito. Reafirmo : parabéns aos que sofrem ! Você não entendeu mal não . O que disse foi mesmo : parabéns a todos que sofrem !

Não tenho peninha de quem sofre. Tenho dó, isto sim, de quem, cedo pelo prazer e pelas facilidades da vida material, gasta a existência inutilmente, vâmente, estupidamente...

Os que sofrem, com a bênção do desafio, sob os impactos da dor, provocados pelas dificuldades, aprendem a descobrir soluções, a achar remédios, a criar táticas, portanto aprendem a amadurecer, a se desenvolver interiormente.

Os gozadores , os "doce vida", iludidos, dormidos, perdem a oportunidade de existir, pois nada realizam de profundo, de eterno, de válido e grandioso. E findo o gozo, caem no tédio , no vazio...

A criatividade , a iluminação, a libertação, a maturação espiritual jamais têm lugar se não existirem os desafios, os desconfortos, as preciosas inseguranças, sem os momentâneos ou continuados golpes benditos da adversidade....

Os hedonistas, que só buscam o prazer, entorpecidos pelo gozo, se enfraquecem , enlanguescem as fibras, e assim se perdem.

Os que sabem sofrer sacam proveito da dor, e é assim que despertam , crescem , evoluem e fecundam o mundo com suas obras , seus pensamentos, suas vibrações de coragem e lucidez, principalmente com seu exemplo de heroísmo, resistência e intrepidez serena.

Para você, quem merece os parabéns : os que estão sendo atraídos e consequentemente traídos pelos prazeres e pelo conforto ou os que enrijecem as fibras da alma na batalha da vida ?"

Comentários

Cris Medeiros disse…
Ando louca para gastar minha existência inutilmente, e não pensar em nada, e curtir... eheheh

Sério, estou cansada de levar pancada. Estou quase gritando: - EU JÉ ENTENDI! PODE PARAR!!! - rsrs

Beijocas
Mahria disse…
Lembrei daquele outro verso:

"Quem passou pela vida em brancas nuvens e em placido repouso adormeceu, quem nunca sentiu o frio da desgraca,quem passou pela vida e nao sofreu. Foi espectro de homem nao foi homem so passou pela vida nao viveu."


É preciso saber viver e tirar liçoes do sofrer que esse viver nos traz.


Bom domingo
Mah
Mônica disse…
Monica
Que texto bem bolado!
Gostei!
com carinho MOnica