Projeto "SÃO FRANCISCO"

Imagem:Blog Canção Nova. As vezes,alguns amigos me perguntam do que se trata o tal "PROJETO SÃO FRANCISCO" que eu tanto falo. É um "projeto" inspirado naquela música da Igreja Católica que canta "Senhor,fazei-me instrumento de vossa paz". Penso que o mundo já está cheio de energia ruim o suficiente.Então,para aliviar um pouco este peso,resolvi colocar em prática meu PROJETO SÃO FRANCISCO. Isso não se trata de ser uma "doce pessoa que quer melhorar o mundo".Trata-se de alguém,que,por motivos práticos,quer melhorar o clima em sua volta. Vou citar um exemplo.Recentemente a empresa contratou uma funcionária nova,que apesar de competente,não tinha "força de simpatia",como diria minha mãe.A funcionária antiga,que trabalha com a gente há anos ficou com ciúmes e a rejeitou imediatamente. Como eu vi que as duas traziam resultados para a empresa,comecei a colocar em prática o "PROJETO SÃO FRANCISCO". - Nossa,Amanda.Como você está bonita hoje.A Flávia até comentou ontem comigo de como você se veste bem. A surpresa foi grande: - Ela falou isso? Mas ela não gosta de mim. - Que é isso? Ela é meio fechada.Mas pra mim ela falou que você é ótima funcionária. - Sério? - Sério.Ela nunca vai falar isso com você.Você sabe que ela é meio fechada.Aliás,nem comenta que eu te disse isso.Fica entre nós. Nesse caso não se trata de mentir ou inventar.Trata-se de procurar alguma coisa que realmente existe,uma qualidade que a pessoa realmente tem.Neste caso a "Flávia" realmente achava isso da outra.Mas nunca iria falar. Num outro momento que o "projeto" deu certo durante uma Campanha Política.Campanha Política já é estressante por si só.Um dos terceirizados contratados para cinegrafista,que já era uma pessoa problemática,começou a ligar para o meu marido,fazendo fofoca dos outros contratados.Cada dia ele tinha algo chato para falar de alguém.Apesar de mais velho,parecia uma criança querendo ganhar atenção do pai.Como todos os contratos já estavam fechados e não era interessante pra empresa trocar de cinegrafista(mesmo porque este era um profissional bem disposto e competente,apesar de fofoqueiro),resolvi colocar o "projeto"em ação: - Ontem seus colegas estavam elogiando você com a gente. - Como assim? - Eles estavam comentando sobre a sua disposição pra trabalhar.Disseram que é o mais animado da turma. - Eles disseram isso? - Disseram.Só pediram pra não falar nada com você pra você não ficar "seachão". O clima na empresa e na campanha melhorou muito e não tive que procurar outros profissionais. Então,não se trata de "pura bondade".É uma estratégia para não perder tempo com picuinhas (já parou para pensar o quanto gastamos de tempo e energia com "picuinhas" e "fofoquinhas" que as vezes somos obrigados a ouvir? Claro que se o "projeto" ajudar a melhorar um pouco o clima no mundo,vou ficar feliz de ter sido instrumento de paz.Como São Francisco.

Comentários