
Vendo trechos da novela Caminho das Indias , eu rememoro ( existe esta palavra ?) uma época em que ,eu tinha depressão e não sabia. Uma dos sintomas da depressão é sentir culpa, muita culpa, mesmo que você não seja culpada de verdade.
Na novela , a cobra, digo, a matriarca da novela , Laksmi, vivida pela atriz Laura Cardoso espezinha o tempo todo a vida da "pobre" nora Indira ( Eliane Giardini ) , considerando-a culpada por tudo de ruim que acontece na família( e se deixar, até o que acontece no mundo inteiro )
Agora eu acho até engraçado lembrar disso, mas lembro de várias situações "insuportáveis" em que deixei várias coisas na vida , porque "fulano ou beltrano" não tinham acesso.
Sem contar , que quando as coisas davam errado, de alguma forma, eu é que me sentia culpada por isso. Quando davam certo , o mérito sempre era de outra pessoa.
E existem pessoas que, quando percebem alguém se sentindo culpado, aproveitam para se eximir de todas as responsabilidades, e colocar mais uma "mochilinha" nas costas daquele "mocoronga culpado".
Hoje, quando percebo que alguém tenta me colocar culpa pelo que não fiz, imagino a tal mochilinha, e decido : "não , isso é pesado, não é meu , é da pessoa...se a pessoa não quer carregar, nem eu....vou procurar um lugar pra pendurar isso..." Ou então , jogo no chão mesmo e saio cantarolando pela vida afora.
Comentários
;)
beijos ;)
De agora em diante vou devolver a mochila pro dono.
bj e obrigado
Mas essa sensação de sentir culpa vem muito do fato de querermos nos responsabilizar por tudo, inclusive pelos problemas que são dos outros. A gente sempre acha que dá pra evitar certas coisas, mas nem tudo depende de nós.
Obrigada pela visita e volte sempre!
Bjs
Vim retribuir a visita e gostei. Vou ficar sempre!
Em termpo: a palavra "rememoro" existe, pode usar à vontade!
Beijo
com carinho Monica
e também eu muitas vezes senti essa culpa que vem de dentro, muito pior que aquela amaldiçoada na ponta do dedo indicador do outro... beijos!
bj
as pessoas sempre querem deixar a culpa p/ os outros
bjsss
Eu sou bipolar, talvez por isso a semelhança.
Beijo
bjaum!
Com carinho Monica
É isso mesmo amiga!
Beijos, Iêda