Minha "tão grande culpa"




Vendo trechos da novela Caminho das Indias , eu rememoro ( existe esta palavra ?) uma época em que ,eu tinha depressão e não sabia. Uma dos sintomas da depressão é sentir culpa, muita culpa, mesmo que você não seja culpada de verdade.

Na novela , a cobra, digo, a matriarca da novela , Laksmi, vivida pela atriz Laura Cardoso espezinha o tempo todo a vida da "pobre" nora Indira ( Eliane Giardini ) , considerando-a culpada por tudo de ruim que acontece na família( e se deixar, até o que acontece no mundo inteiro )

Agora eu acho até engraçado lembrar disso, mas lembro de várias situações "insuportáveis" em que deixei várias coisas na vida , porque "fulano ou beltrano" não tinham acesso.

Sem contar , que quando as coisas davam errado, de alguma forma, eu é que me sentia culpada por isso. Quando davam certo , o mérito sempre era de outra pessoa.

E existem pessoas que, quando percebem alguém se sentindo culpado, aproveitam para se eximir de todas as responsabilidades, e colocar mais uma "mochilinha" nas costas daquele "mocoronga culpado".

Hoje, quando percebo que alguém tenta me colocar culpa pelo que não fiz, imagino a tal mochilinha, e decido : "não , isso é pesado, não é meu , é da pessoa...se a pessoa não quer carregar, nem eu....vou procurar um lugar pra pendurar isso..." Ou então , jogo no chão mesmo e saio cantarolando pela vida afora.

Comentários

Ozenilda Amorim disse…
Grande menina, a vida deve ser levada assim. Aboli as palavras, culpa, pecado, erro, da minha vida. Hoje abuso das palavras respeito e amor. Isso mudou minha vida.
;)
adorei o exemplo da mochila.. vou começar a usar no meu dia a dia tb..
beijos ;)
Mariana disse…
Tem muita gente me dando essas "mochilinhas" e eu estou aceitando. Depois do seu texto percebi isto.
De agora em diante vou devolver a mochila pro dono.
bj e obrigado
Mônica disse…
A velha esquece que foi a primeira da família a se disvirtuar...rs

Mas essa sensação de sentir culpa vem muito do fato de querermos nos responsabilizar por tudo, inclusive pelos problemas que são dos outros. A gente sempre acha que dá pra evitar certas coisas, mas nem tudo depende de nós.

Obrigada pela visita e volte sempre!

Bjs
Sandra Timm disse…
Se há algo que me irrita profundamente é quando me imputam algo que não fiz. Fico totalmente insana. Não aceito e a briga é feia!

Vim retribuir a visita e gostei. Vou ficar sempre!

Em termpo: a palavra "rememoro" existe, pode usar à vontade!

Beijo
Mônica disse…
Tem gente que deveria jogar fora a mochila. assim não atormenta ninguem!
com carinho Monica
vi que voce comentou que faz yoga.. eu tb faço sabia? fazia mais parei de fazer por um tempo.. agora voltei =)
Unknown disse…
E o que fazer quando ainda não se tem coragem de devolver a mochila???
obrigada pela visita em meu blog...
e também eu muitas vezes senti essa culpa que vem de dentro, muito pior que aquela amaldiçoada na ponta do dedo indicador do outro... beijos!
Mariana disse…
Vamos marcar de nos encontrarmos de novo, eu e Aline marcamos num evento de comida japonesa, mas só foi nós duas, mais ninguém.
bj
Rosana : ) disse…
Passando pra retribuir a visita! Aqui tb é bacana!! Té mais!!!
pormaisqdmais disse…
Oi, Monica. Primeiro gostaria de agradecer a visita e responder, sim com vinho aquele macarrão fica delicioso. Segundo seu blog é maravilhoso, e isso de se sentir culpado sempre realmente não é nossa carga. bjs 1000 - fffc (Fatima)
Blog Dri Viaro disse…
assino embaixo!!
as pessoas sempre querem deixar a culpa p/ os outros
bjsss
Cris Ventura disse…
Oi Monica! Grata pela força! A gente sente mesmo muita culpa na nossa cultura, mas temos que nos livrar disso, quebrar esse padrão energético...Gostei do post! Beijos!
Sandra Timm disse…
O livro "Mentes inquietas" eu ainda não li, mas sei que é sobre a bipolaridade.
Eu sou bipolar, talvez por isso a semelhança.

Beijo
Anônimo disse…
Exatamente assim q vou vivendo
Fernanda disse…
Obrigada pela visita. Te add no meu blog Transitório!
bjaum!
Mônica disse…
Tenha um excelente fim de semana
Com carinho Monica
Iêda Klein disse…
Suas conclusões e reações batem com as minhas ...depois que eu reagi!
É isso mesmo amiga!
Beijos, Iêda