terça-feira, 31 de março de 2009

SIMPLES, MAS NEM TANTO



De ontem pra hoje, fiquei "matutando"( é um verbo que está entre pensar e meditar , pra mim ) sobre um POST que lí semana passada no
BLOG MAIS TEMPO , do Christian Barbosa.

O Christian, excelente especialista em gestão do tempo, comentava sobre o movimento que está em moda, não somente nos Estados Unidos, como no mundo todo , SIMPLIFIQUE SUA VIDA, que tem como um dos cabeças ,LEO BABATUTA, dono de um Blog bem interessante chamado ZEN HABITS

Hoje tive um "insight" sobre o que o Christian falou neste post dele,
SIMPLIFIQUE SUA VIDA . Recentemente , entrei numa de ficar com "pensamentos de escassez".Com vontade de mandar minha empregada embora , para "asssumir as coisas do lar", a fim de economizar. Isso , em vez de procurar recursos novos onde eu possa adquirir novas habilidades para manter não somente a empregada, e tudo o que me traz um pouco mais de conforto na vida pessoal.

Pensei muito. Uma coisa é você ser equilibrado, gastar menos, poupar um pouco. Outra coisa é ter a "mentalidade de escassez" que o Christian fala no seu post. Isso não leva a nada, só a uma imensa tristeza e limitação de horizontes.

Foi um post terapêutico pra mim, que mostrou os pensamentos "pequenos" que estava tendo ultimamente.


Vale a pena lerem . Quero muito saber a opinião de vocês.

domingo, 29 de março de 2009

FILA DE LIVROS





















Como acabei de ler um livro chamado COMO SER LEGAL, me sinto na "obrigação" de "ser legal" com as pessoas que lêem meu blog.....Devo explicar a elas que coloquei uma "geração de receita" no meu Blog.....

Sabe, eu preciso de algo que ajude a "sustentar" o meu "vício" em livros. Na verdade, gostaria mesmo é de ter o patrocínio de uma livraria, já que não conseguiria ser "sócia-proprietária" de uma....

Por isso, resolví colocar este Blog para me ajudar a gerar alguma receita e me ajudar a comprar os trezentos mil livros que ainda quero ler na vida.....

Nunca conviví com "livrólatras", sou a primeira "compulsiva que conheço".....Se alguém conhecer algum "tratamento" que seja eficiente, e mais em conta do que os livros que compro e troco, me avise.

Enquanto isso, vou passando pra vocês a "fila" enorme que se encontra em minha casa desde o final do ano passado.....

Para não parecer "exagerada", colocarei apenas 10 que estão na minha "fila compulsiva" de leitura.....

COMO SER LEGAL



Chegou sexta-feira a tarde, pelos Correios, e eu devorei.

Já tinha ouvido falar deste livro antes, mas achei melhor do que pensava. Principalmente porque a personagem principal,Katie, é antes de tudo, humana.

Sabe esta história de "ter que ser bonzinho e fazer o bem" ?
O livro fala principalmente sobre isso, a "culpa" que sentimos com relação aos menos favorecidos, e ao mesmo tempo, a "raiva" que eles nos fazem passar por causa desta culpa.

Sintam só um trecho :
"Não basta ser médica; você tem de ser uma médica boa, tem de tratar bem as pessoas, tem de ser conscienciosa, dedicada e sábia. Embora eu chegue a clínica todo dia determinada a ser tudo isso, basta atender dois dos meus pacientes prediletos- um Brian Biruta, digamos, ou o pessoal de três maços de cigarro por dia que reage agressivamente quando não consigo resolver um problema pulmonar- para logo ficar mal-humorada, sarcástica e entediada."

Enfim, o livro é terapêutico porque mostra como somos seres contraditórios,mas , que também, é nossa contradição que nos torna tão mais interessantes. Como a própria personagem.

quarta-feira, 25 de março de 2009

DONA DE CASA EM APUROS



Olha, os três primeiros dias foram fáceis. Mas agora estou quase pirando! Minha adorada e venerada Josiane está de férias, e eu, definitivamente, me sinto uma fraude como dona de casa ( que nem sei se é com hífen mais )

Imaginem uma dona de casa DDA, que começa a passar um pano na casa, fica entediada, e resolve ir pro tanque lavar roupas.

Tenho seguido algumas "dicas" de blogs e sites de auto-ajuda. Por exemplo, marcar 15 minutos no relógio antes de fazer uma atividade, e quando o relógio apitar, parar ( deve ser para não entediar ) . Outra dica : deixar a pia da cozinha sempre limpa.....

Cara, mas a imunidade baixa, e o casamento fica vulnerável ao vírus "TÉDIUS MATRIMONIALIS" ( já ouviram falar ?) É aquele que se instala no casal depois de um dia cansado de trabalho, quando chega em casa e tem que arrumar a casa e comprar alguma coisa, pois tudo acabou na geladeira.....

Mas, tudo vale a pena, se alma não é pequena, e o estômago for compreensivo....


Faz parte.....

sábado, 21 de março de 2009

NO MUNDO DA LUA




Pegando carona no post que a Nina, escreveu estes dias , já devo ter falado por aqui que sou uma "mente inquieta".


O livro que a Nina está lendo, MENTES INQUIETAS foi um bálsamo pra minha alma~
( também inquieta )


Pra vocês terem uma idéia, eu adoro começar coisas e não terminar. Tenho idéias que os outros consideram "incríveis", mas que trilhões de vezes não consigo concluir, simplesmente porque paro de me interessar por elas.


Lembro do capítulo do livro que fala da RAINHA DO LAR EM APUROS, em que lembrei da minha fase "pós-parto" que foi a mais caótica da minha vida. Eu simplesmente não sabia o que fazer com aquele "menino chorão" e toda a rotina que ele precisava ter.


Muitas vezes cheguei pro meu filho e disse :
"Você merecia uma mãe melhor.....Quem mandou você me escolher ?"


E ele respondia :
"Mas mãe, eu gosto de você do jeito que você é...."


Abençoada seja a DRA ANA BEATRIZ SILVA, que escreveu não só este, mas outros livros esclarecedores, como MENTES INSACIÁVEIS e MENTES PERIGOSAS.


"Se conseguir libertar-se de todo peso e ressentimento que desenvolveu ao longo de anos de recriminações , e também tornar-se menos sensível a críticas, então poderá trilhar o seu caminho sem culpas e sem angústis, por um atalho que poderia ter seguido desde cedo, e sem muito sofrimento , se pudesse descobrir seus talentos naturais e desenvolvê-los, e não adequar-se a um limitado padrão, no qual muito dificilmente iria caber sem algum , ou muito, desconforto"


E por falar em ANA BEATRIZ SILVA,autora do livro, me disseram que ela está recentemente fazendo um trabalho na TV Globo, com a atriz Letícia Sabatella, ajudando a construir a personagem Ivone, que é uma "mente perigosa".


"A vida chega a doer, a enjoar, a cortar, a roçar, a ranger,
a dar vontade de dar gritos, de dar pulos, de ficar no chão, de sair
para fora de todas as casas, de todas as lógicas e de todas as sacadas."


Passagem das Horas/Álvaro de Campos

terça-feira, 10 de março de 2009

APRENDENDO MUITO COM MARY KAY



Sou uma pessoa essencialmente curiosa e totalmente eclética para aprender com cada pessoa que encontro na vida um pouco mais.

No domingo, peguei pela metade um filme que estava passando no GNT , chamado
A GUERRA DA BELEZA, e não consegui tirar mais os olhos dele.....A história é sobre a empresa de cosméticos MARY KAY, e sua dona, Mary Kay Ash, e as dificuldades que ela teve no mercado , quando uma outra empresa, Beauty Control, começou a concorrer com ela. Só que a diferença entre dois tipos de gestão e valores era muito grande, e depois de um tempo, a Beauty Control acabou sendo vendida para a Tupperware.

Como microempresária, o filme me trouxe grandes lições de sabedoria e humildade.Pelo que entendi, Mary Kay era um verdadeiro modelo de equilíbrio.
Pensei : “ainda resta uma esperança para os empresários que trabalham sério”

Eis algumas de suas frases :

"Se você pensa que você pode, você pode. E se você pensa que você não pode, você está certo."


"Um dos segredos do sucesso é se recusar a deixar que adversidades temporárias nos derrotem."


"Finja que cada pessoa que você encontra tem uma placa em torno do pescoço dizendo 'Faça-me sentir importante'. Você não apenas terá sucesso em vendas, você terá sucesso na vida."


"Não imponha limites a si mesmo. Muitas pessoas se limitam naquilo que elas pensam que conseguem fazer. Você pode ir tão longe quanto sua mente deixar. O que você acredita, você pode realizar!"


"Aerodinamicamente, a abelha grande não deveria ser capaz de voar; mas ela não sabe disto e então ela continua voando assim mesmo."

sexta-feira, 6 de março de 2009

APAIXONADOS POR YOGA



Hoje posso dizer que realizei um sonho especial : me "auto-entitulei"( com hífen ou sem ?)"pesquisadora de Yoga"...

Estou ajudando a lançar o Blog da minha professora , Flávia, na Internet.

Estou tendo aulas com ela desde o ano passado, e sinto uma grande mudança na minha vida.

Por essa imensa gratidão que sinto, resolví que quero divulgar cada vez mais esta prática libertadora, e o trabalho da Flávia.

Espero que gostem , e que ajudem com idéias novas para pesquisar e ler....

Namastê !