terça-feira, 30 de junho de 2009

A LEI DE PARKINSON E MEUS PROJETOS NOVOS



Sou uma pessoa que precisa sonhar o tempo todo. Colar as metas em um caderno e olhar todos os dias para elas.. E além de METAS, ter PROJETOS também. GRANDES PROJETOS e PEQUENOS PROJETOS.

Uma das coisas que estava me atrapalhando até então era a falta de colocar não só as datas para estes projetos e metas acontecerem mas também quanto o tempo que iria gastar para cumprir cada TAREFA que este PROJETO ou META exigisse de mim.

Por exemplo , um objetivo meu :

- QUERO IR PARA OS ESTADOS UNIDOS EM 2010 FALANDO INGLÊS FLUENTEMENTE

A tarefa então seria :

- ESTUDAR INGLÊS

Sim, mas se eu não colocar a duração deste "estudo" , eu posso enrolar o dia todo e não terminar ( e nem começar ) . Então , como conheço a LEI DE PARKINSON,brilhantemente descrita no Blog EFETIVIDADE que fala , em outras palavras "que quanto mais tempo voce tem , mais voce enrola pra fazer as coisas", tenho que estipular um horário pra isso .

Minha tarefa então agora é escrita assim :

- OUVIR OS PODCASTs DA OPRAH, DE 08:00 AS 09:00 DA MANHÃ E TRANSCREVÊ-LOS PARA UM CADERNO .


Bem mais específico, não ?

Pelo menos eu saio do "reino" do "QUERIA " e "GOSTARIA",para o "QUERO" e "JÁ ESTOU FAZENDO"

quinta-feira, 25 de junho de 2009

EM BUSCA DO TEMPO PERDIDO



Ultimamente parece que caiu uma ficha sobre o quanto a gente desperdiça tempo com pequenas bobagens.
Como tenho em minha mente que “TEMPO É DINHEIRO”, resolvi aprender mais sobre isso. Passei a buscar em livros e sites material sobre o assunto.

Algumas dicas que tenho usado estão já me ajudando a verificar: “o que tenho produzido hoje ?” Sim, porque muitas vezes o fato de trabalhar muito não significa “produzir muito”....Quantas vezes já me peguei ficando na empresa até 8 , 10 horas da noite, sem sentir que “fiz alguma diferença” na vida de alguém ou na minha própria ?

Com um livrinho na mão, estou anotando todas as dicas possíveis para fazer do meu dia algo mais prazeiroso e que realmente tenha um sentido “maior”.

Num destes “materiais de auto-ajuda”, o livro COMO ADMINISTRAR O TEMPO, da editora Publifolha encontrei uma dica que considerei preciosa:

“Divida a jornada de trabalho em períodos de 30 minutos e anote como gastou cada um deles. Desse modo, será mais fácil visualizar o tempo gasto com tarefas vitais e em atividades desnecessárias”.

Claro, as coisas não precisam ser feitas de forma “neurótica”.Mas, garanto a vocês, a “ficha cai “.A gente acaba se perguntando porque gastou 15 minutos do dia com aquele “vizinho enjoado que resolveu falar mal do síndico”.E te garanto, a gente fica meio que mais “pão-duro” em relação ao próprio tempo .

Uma outra dica do livro é eliminar tudo o que nos toma tempo, até mesmo as “publicações” de Internet que a gente “assina” por “assinar”. Nossa caixa de entrada fica sempre cheia e a gente perde um tempão até mesmo para deletar o que não serve.

Como me considero uma aprendiz ( que ainda se sente no direito a “experimentar” certas dicas ) continuarei pesquisando sobre o tempo, já que decidi viver com mais qualidade e menos ansiedade.
A gente vai assimilando e incorporando as dicas que recebe dos livros, e os novos hábitos vão transformando nossa vida em algo mais pleno e divertido.

sábado, 20 de junho de 2009

HOMOSEXUALISMO E COMPAIXÃO



Esta madrugada recebí a "benção" de poder assistir a um documentário , que eu diria "LIBERTADOR" que passou na GNT : POR QUE A BÍBLIA DIZ ASSIM

O filme mostra a histórias de famílias que possuem filhos homosexuais e o sofrimento que toda família passa , "incentivado" pelo "literalismo cristão" ( pessoas que procuram na Bíblia passagens para condenar o homosexualismo ) A parte mais triste pra mim foi a de uma jovem que se suicidou , não suportando ser rejeitada pela família, que pertencia a uma igreja evangélica.


É uma obra comovente e encantadora, que abre a cabeça para a compaixão e o entendimento das pessoas, o que pra mim é o verdadeiro sentido do cristianismo.


Se alguém souber que vai passar de novo, me avise.....Preciso gravar isso....

sexta-feira, 19 de junho de 2009

AMPLIE SEU VOCABULÁRIO E SUA VIDA



"As pessoas com vocabulário empobrecido levam uma vida emocional empobrecida;as pessoas com um vocabulário rico possuem uma palheta multicolorida para pintar suas experiências, não apenas para os outros, mas também para si mesmas."

Esta frase é de um livro de NEUROLINGUÍSTICA chamado DESPERTE O GIGANTE INTERIOR, de Anthony Robbins.

O que o autor quer dizer , quanto mais voce enriquece seu vocabulário , mais voce aumenta seus "padrões mentais". E quanto mais voce aumenta seus "padrões mentais", mais voce melhora seus "padrões materiais" e o mundo em sua volta.

É por esse motivo que estou agora empenhada em fazer revistinhas de PALAVRAS CRUZADAS, aumentando o nível gradativamente. Já tinham me dito que era muito bom pra saúde.Imagine então "AUMENTAR MEUS PADRÕES MENTAIS" ?

Por falar nisso, qual o sinônimo de RUBORIZAR, com 06 letras ?

TERAPIA JESUSAL



Tenho que “rever” o que eu chamo de tristeza......Muitas vezes é uma “raiva” embutida que eu “transformo” em tristeza porque dá menos trabalho.....

Esta semana ouví uma frase terapêutica :

-" Não tenha medo de dizer que está com raiva....Até Jesus mostrou sua ira quando expulsou os vendedores do templo "

Pra mim, caiu a ficha :

-"Sério ? Tô deixando de ser boazinha agora".....

E saí , me sentindo alegre e leve como uma criança....

quinta-feira, 18 de junho de 2009

CARINHO PARA GISSELLE




Eu adoraria estar aqui hoje postando sobre "pequenos prazeres da vida".

Só que estou postando sobre "as grandes dores da vida".

Comentei aqui no Blog, no mes de maio, sobre um telefonema que recebí de uma amiga que está passando por um momento muito difícil, a Gisselle.
Gisselle, uma alegre e sonhadra mãe de primeira viagem está lutando contra um câncer desde outubro de 2008.Como tem um bebê de 01 ano,Gissele conta com ajuda dos pais, que saíram de Guaraparí para morar com ela em Londres.

Ontem saiu em alguns jornais que o governo britânico está querendo mandar seus pais de volta para o Brasil, alegando que o visto já venceu. Segundo a matéria
o governo alega que Gisselle já "conta com o apoio do marido e também pode contar com o apoio de serviços sociais e organizações que acompanham pacientes com câncer".

Ora,além de todas as dores físicas e emocionais que um câncer pode causar, Gisselle agora tem que provar que precisa dos pais junto com ela num momento tão difícil ?
Se aqui no Brasil já seria difícil ela passar por isso, imagine num país estrangeiro, longe da família ?

quarta-feira, 17 de junho de 2009

TEDIUS CRIANÇALIS E OUTROS



Inspirada no Blog da minha "ídola"
MAGALI MORAES vou falar um pouquito também sobre o TÉDIO .

O TÉDIUS MATRIMONIALIS acho que voces, um pouco "menos jovens" já ouviram falar . Quem falava muito nisso era uma personagem de quadrinhos, a REBORDOSA (virou um curta-metragem e eu nem sabia ) , esta da foto que está no Blog...

O "MATRIMONIALIS" é aquele que bate depois que o casal chega do supermercado cansado, e ainda tem que subir três lances de escada e guardar todas as compras, pra depois comer.

Já o "TÉDIUS CRIANÇALIS" é aquele que voce sente quando tem que tomar conta de uma criança "na marra", porque , naquele momento, "só tem voce para fazer isso"....Mesmo que voce tenha voltado do trabalho cansada e tenha outros planos na cabeça...

E o "TÉDIUS TRABALHISTICUS" que aparece sempre na segunda-feira de manhã ?

E o "TÉDIUS SOGRALISTICUS" que aparece toda vez que a dita cuja vai na sua casa ?

Chega por hoje, né ?

segunda-feira, 15 de junho de 2009

LIPSTICK , O FILME DA MINHA SEMANA



Fazia tempo que eu não chorava tanto em um filme.
Mas foi bom pra "LAVAR E ENXAGUAR A ALMA".

Acho que "caiu a ficha" com relação a amigas que passaram por isso , e eu ainda não tinha "assimilado" direito.

Um filme que mostra a força de uma mulher perante o câncer de mama, e todos os "anjos" que ela passa a procurar e a encontrar em sua vida....

Como a personagem, agora estou enumerando os "anjos" que encontro também....
E são muitos....

sexta-feira, 12 de junho de 2009

DESCOMPENSADA EU ? IMAGINA, FILHA....

Definir o que é uma pessoa "DESCOMPENSADA" eu não sei não....

- DESCOMPENSADA - Voce fica quando voce trabalha o ano todo, e quando vai tirar férias, em vez de viajar, seus parentes vão passar o verão em sua casa, e sua empregada resolve se mandar deixando voce na mão.

- DESCOMPENSADA- Quando voce resolve construir, e todo o seu dinheiro vai , ou para o pedreiro, ou para a Loja de Material de Construção que fica mais próxima de você.

- DESCOMPENSADA - Quando voce tem um lugar bacana pra ír, suas amigas estão todas bem arrumadas e voce descobre que é a única que não tem uma roupa nova para vestir....

- DESCOMPENSADA - Quando acaba ou efeito-escova, e seu cabelo vira "abóbora", justo num dia que não tem um salão aberto, ou voce está totalmente sem grana

- DESCOMPENSADA- Quando todos da empresa estão de folga ,se divertindo e voce tem que trabalhar

Estes são só alguns "modelitos" de descompensação que eu conheço.....
Voces conhecem algo parecido ou já ouviram falar ?

terça-feira, 9 de junho de 2009

SER PROATIVO NO AMOR



Hoje acordei pensando em como perdemos tempo esperando que as pessoas demonstrem pra gente um "amor de novela". Como assim ?


Nós mulheres, por exemplo, sempre esperamos que o homem chegue, diga que nos ama, diga que nos quer em seus braços, diga que nós somos a mulher da vida dele,que não podem viver sem a gente, etc, etc, etc....


Olha, se eu fosse esperar por isso, te digo, estaria solteirona até hoje.....Não que meu marido não tenha dito coisas gostosas e bacanas de ouvir. Outro dia encontrei um cartão dele dizendo : VOCÊ É TODA A FARINHA DO MEU PIRÃO ! Quer algo mais "profundo" do que isso ?


O "amor de novela" o "amor romântico" nos faz idealizar um ser que não existe. Como um amigo meu , cuja esposa se separou dele "porque ele era pouco romântico" Ele reclamou comigo que até mesmo o fato dele comprar uma papa de milho no supermercado ( se lembrando dela ) era uma prova de amor. Resultado: falta de comunicação e muito sofrimento de ambas as partes até hoje.


Li um livro muito legal chamado “O oitavo Hábito”, de Stephen R. Covey. Ele fala da importância de cultivarmos relações verdadeiras e afetivas em nossa vida profissional e pessoal. Com essa cultura do “descartável”, as pessoas também se tornaram descartáveis, umas aos olhos das outras. O que o Stephen “prega” é diferente:procurar nas pessoas alguma coisa para ama-las, mesmo que sejam seus defeitos....Eis um trecho bacana do livro :

Ilustrarei isso contando uma história que repito muitas vezes,
que mostra como o amor e a confiança se tornam verbos. Estava dando um seminário quando um homem se aproximou e disse :

- Stephen, estou gostando de sua exposição. Mas cada história é uma história. Veja meu casamento. Estou muito preocupado. Minha mulher e eu não estamos sentindo o que sentíamos. Acho que deixei de ama-la e ela também já não gosta de mim.O que posso fazer ?

- Já não há mais um sentimento ? –perguntei.

- É isso mesmo. E o que me preocupa é que temos três filhos. O que você sugere ?

- Ame-a

- Você não está entendendo . É justamente o amor que está faltando em nosso casamento.

- Então, ame-a . Se o sentimento não está mais lá, mais razão para amá-la.

- Mas como amar quando já não amamos ?

-Amigo, amar é uma ação. O amor- o sentimento – é fruto de amar. Então ame-a .

Sacrifique-se. Ouça-a . Ponha-se no lugar dela. Mostre seu apreço. Dê-lhe força. Está disposto a fazer isso ?

Na grande literatura de todas as sociedades progressistas, amar é um verbo. As pessoas REATIVAS tornam o amor, um sentimento. Elas são levadas por sentimentos. Hollywood nos fez acreditar que não somos responsáveis, que o amor é um sentimento. Mas os roteiros de Hollywood não descrevem a realidade. Se nossos sentimentos controlam nossas ações é porque abdicamos de nossa responsabilidade e lhes demos autorização par nos controlar.

As pessoas PROATIVAS fazem do amor, um verbo, amar.

Amar é algo que fazemos, sacrifícios que fazemos, é a doação de nós mesmos, como a mãe que põe uma criança no mundo. Se quiser estudar o amor, estude os que se sacrificam pelos outros, mesmo por pessoas que os ofenderam ou que não lhes devolvem o amor. Se você for um pai, olhe o amor que tem pelos seus filhos, os sacrifícios que faz por eles. O amor é um valor que se atualiza por ações. As pessoas proativas subordinam os sentimentos aos valores. O amor, um sentimento, pode ser reconquistado.


>"Quero um amor maior....
Amor maior que eu ...."
Jota Quest

P.S.- Já me indicaram um livro chamado
AS CINCO LINGUAGENS DO AMOR, alguém já leu ?

FELIZ DIA DOS NAMORADOS !

Ah, pra quem interessar possa : a "CEROULA" já foi estreada e fez sucesso !

domingo, 7 de junho de 2009

DICAS PARA PROSPERAR



Meninas, adorei a matéria que saiu na REVISTA CLAUDIA este mês , chamada OPERAÇÃO TAPA-BURACO

Como sou muito prática ( e pouco organizada ), o que eu gostei mais foi de uma dica que eles deram :

Façam uma lista de tudo que gostariam que acontecesse até o final de 2009. Depois, mentes à obra. Busquem saídas criativas sem censura. Criatividade com foco na solução é o diferencial que mais traz recursos financeiros nos períodos de crise.

Vocês tem alguma idéia pra colocar nesta lista ?

Pelo site da REVISTA CLÁUDIA voces conseguem ler a matéria toda, sem gastos....

Boa sorte , e ATITUDE !

sexta-feira, 5 de junho de 2009

EM GRAMADO TRABALHANDO : SONHO REALIZADO







Sim, era eu mesma que estava lá no FESTIVAL de GRAMADO...
Eu mesma cobrindo o evento...Eu mesma tietando Washington Olivetto....

Eu mesma escrevendo, escrevendo , escrevendo....
Até agora estou me "beliscando" pra acordar...

"Cuidado com o que voce sonha, pode virar realidade um dia..."

Bom fim de semana !

segunda-feira, 1 de junho de 2009

MULHERES IRADAS E ANTENADAS



Alguém conhece o Fundo de Investimentos, da GERAÇÃO FUTURO , chamado MENINAS IRADAS ?

Tô querendo alguém que já tenha a experiência nele....

Por falar nisso , conhecem o livro da ANDREA ASSEF e MARA LUQUET chamado "MENINAS NORMAIS VÃO AO SHOPPING, MENINAS IRADAS VÃO A BOLSA" ?

Elas já estarão lançando outro livro , dia 03 deste mês, chamado MENINAS NORMAIS CASAM, MENINAS IRADAS INVESTEM NA RELAÇÃO...

Ah, tentação de ler todos !